Futebol Nacional
None

Aflitos

Meio-campista Vinícius Pacheco ainda espera por regularização

Jogador espera por regularização há sete meses para poder estrear com a camisa vermelha e branca

postado em 29/01/2013 09:20

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Há sete meses no Náutico, a novela do meio-campista Vinícius Pacheco ainda não tem data para chegar ao fim. Quando todo mundo pensava que a estreia dele, enfim, aconteceria no próximo sábado, contra o Porto, eis que a ausência do nome do atleta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF reacendeu a angústia alvirrubra. Pacheco continua impedido de exercer a sua profissão em razão de problemas burocráticos envolvendo o seu ex-clube, o Estrela Vermelha, da Sérvia.

O meia deixou o clube sérvio em litígio. Por conta disso, luta pela sua liberação desde julho do ano passado. Na época, ele recorreu à FIFA em busca da sua liberação, mas não teve resposta a tempo de ser inscrito no Brasileiro e a janela acabou fechando, impossibilitando a sua regularização. Com a janela reaberta agora em janeiro, o caso voltou a estaca zero.

Apesar de ser o maior interessado na liberação do atleta, o Náutico nada pode fazer senão esperar. De acordo com o superintendente de futebol alvirrubro, Daniel Freitas, o caso independe do Timbu. “O Náutico não tem o poder de solicitar nada à FIFA, quem tem esse poder é o Flamengo, que detém os diretos do jogador. Nós temos falado diariamente com o departamento jurídico do Flamengo e os advogados do jogador. Atualmente, o ‘status’ dele na FIFA aponta 'aguardando liberação'”, detalhou.

Daniel Freitas ainda acrescentou sobre a burocracia que envolve o caso. “Esperamos que a Federação da Sérvia mande o vínculo de volta para que a CBF puxe a documentação e envie para a Federação carioca. Uma vez isso feito, o Náutico vai solicitar a transferência interestadual que é bem mais simples”, pontuou, emendando sobre seu otimismo com o caso. “Acreditamos que nos próximos dias esse vínculo esteja chegando ao Brasil. Estamos otimistas, mas volto a falar: é um processo em que o Náutico não tem muito controle da situação.”

Por sua vez, Vinícius Pacheco parece que recebeu uma anestesia contra a realidade. Sem poder estrear pelo Timbu o atleta afirmou ontem que não está “por dentro da situação”. Parece até que, de propósito, o atleta prefere mesmo se manter alheio ao fato. “Para falar a verdade, não falei com ninguém e não estou por dentro da situação, mas vamos ver o que vai acontecer. Fico na expectativa, mas não estou por dentro de como isso está transcorrendo”, afirmou.

Saiba mais

Além de Vinícius Pacheco, apenas o goleiro Felipe ainda não foi regularizado. De acordo com Daniel Freitas, porém, o atleta não será problema para a estreia do Timbu no sábado. “Ele só não foi regularizado ainda em razão do feriado em São Paulo, semana passada, quando a Federação não funcionou. Mas até amanhã (hoje), o nome dele sairá no BID”, garantiu. No início da noite de ontem, o nome do atacante Elton foi regularizado – o atleta era mais um que esperava a regularização no Timbu.