Futebol Nacional
None

CBF

Gallo deixou o Náutico para assumir o time sub-20 da Seleção Brasileira

Alexandre Gallo se despede hoje dos Aflitos, pois ainda vai comandar o time no jogo contra o Pesqueira, pelo Estadual

postado em 30/01/2013 09:10

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O tão falado planejamento do Náutico para a temporada 2013 ficou para segundo plano. A razão é nobre. O torcedor alvirrubro precisa ser compreensível. O técnico Alexandre Gallo recebeu e aceitou a proposta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É o novo comandante das divisões de base da Seleção Brasileira. A informação pegou a todos de surpresa, ao ser publicada no site oficial da CBF no fim da tarde de ontem. A despedida será hoje. Gallo ainda vai comandar o time do Náutico no jogo de hoje, contra o Pesqueira, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano Coca-Cola.

A notícia rapidamente tomou conta dos principais portais nacionais e internacionais. O fato dividiu a opinião da torcida alvirrubra nas redes sociais. Motivo de orgulho para uns, em ceder o treinador à seleção, e de hostilidade para outros, já que Alexandre Gallo pregava quase como um “mantra” a importância do seu minucioso planejamento.

À frente do Náutico, o técnico, porém, fez (e bem, diga-se) a sua parte. Não foi à toa que chamou a atenção. Pegou o Náutico desmontado, mais do que candidato ao rebaixamento antes da Série A. Acabou endeusado ao terminar a competição classificando o time à Copa Sul-Americana. Estava causando ansiedade na torcida, que não via o momento de assistir o time principal em ação este ano, após uma longa pré-temporada de 25 dias e com 80% da vitoriosa base do ano passado mantida.

Alexandre Gallo substitui Emerson Ávila, que foi demitido do posto após o fracasso no Sul-Americano sub-20, disputado este mês. Ele e o Náutico ganharam os elogios do presidente da CBF, José Maria Marin. Foi o próprio dirigente, inclusive, que fez o anúncio ontem. “Quero aproveitar para agradecer ao Náutico, que não criou nenhum obstáculo para que o Gallo venha ser o técnico da Sub-20. Trata-se de um profissional experiente, que vem fazendo um bom trabalho pelos clubes os quais passou e por isso está credenciado para comandar a Sub-20”, afirmou, ontem, Marin.

história

Gallo é o terceiro técnico a sair de um clube pernambucano diretamente para a Seleção Brasileira. Em 1959, Gentil Cardoso deixou o Santa Cruz para comandar o Brasil no Sul-Americano daquele ano. Em 2000, foi a vez do Sport ceder um técnico. O Rubro-negro fazia grande campanha no Brasileiro quando Vanderlei Luxemburgo foi demitido. Emerson Leão foi convidado e acumulou durante os primeiros jogos a função de treinador no Sport e na Canarinha.

Números de Alexandre Gallo à frente do Náutico Série A 2012

Série A 2012
38 jogos
14 vitórias
7 empates
17 derrotas
43% de aproveitamento na competição
74% de aproveitamento em jogos somente nos Aflitos

Campeonato Pernambucanos (2012 e 2013)

3 jogos
1 vitória
2 empates
0 derrota
56% de aproveitamento

Números Gerais
41 jogos
15 vitórias
9 empates
17 derrotas
44% de aproveitamento geral