Futebol Nacional
None

Começando a brilhar

Persistência e talento levaram Renato e Izaldo para o gramado dos Aflitos

Izaldo veste a camisa 6, é o lateral esquerdo alvirrubro. Renato segura a 8

postado em 03/02/2013 10:22 / atualizado em 03/02/2013 11:16

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

Helder Tavares/DP/D.A Press
O talento sempre serviu de trampolim para Renato Silvestre e Izaldo Braz. Foi com a bola pesada nos pés, aos 17 anos, que ambos apareceram pela primeira vez nas páginas deste Superesportes. No dia 12 de dezembro de 2010, acompanhamos in loco os últimos passos da dupla numa quadra de futsal. Uma despedida de gala. Os dois ajudaram o Colégio Santa Emília, de Olinda, a conquistar o título das Olimpíadas Escolares Nacionais, em Goiânia. O feito consagrou uma das gerações mais talentosas do futsal pernambucano. Era o fim de uma era.

Chegara o momento de virar a página. Desprender-se. O gramado exigia exclusividade. Pouco mais de dois anos se passaram entre aquele 12 de dezembro de 2010 e o dia 23 de janeiro de 2013. Dois anos, um mês e 11 dias separaram a despedida das quadras da estreia como profissional no gramado. Numa noite amena de quarta-feira, em Vitória de Santo Antão, lá estavam Renato e Izaldo. Outra vez entre os titulares. Mas agora, perfilados entre os 11 jogadores do Náutico, no estádio Carneirão. Sob a lente das câmeras, os microfones das rádios e o olhar de uma torcida apaixonada.

Izaldo veste a camisa 6, é o lateral esquerdo alvirrubro na estreia do Campeonato Pernambucano 2013. Renato segura a 8. Atacante, já ostenta status: artilheiro timbu no Campeonato Brasileiro Sub-20 e na Copa São Paulo de Juniores. O ex-técnico alvirrubro Alexandre Gallo cumpre a promessa: exclui o elenco principal das primeiras rodadas do Estadual. Melhor para Renato, Izaldo, Marcus Vinícius e todos os outros jogadores do expressinho timbu. Que não decepciona. Depois de buscar o empate com o Chã Grande e remontar a desvantagem parcial de 2 a 0, cai nas graças da torcida ao vencer Ypiranga e Pesqueira nos Aflitos. Renato e Izaldo vão bem. Correspondem à titularidade nos três jogos. Os elogios chegam de toda parte: imprensa, técnico e até o presidente, Paulo Wanderley, reconhecem o talento forjado nas quadras.

Contrato
Na última quarta-feira, Renato, enfim, marca o primeiro gol como profissional, o segundo na vitória sobre o Pesqueira por 3 a 1. Na comemoração, extravasa. Tira a camisa e é punido com um cartão amarelo, incapaz de conter a euforia de uma vitória pessoal. Sim, o primeiro gol também não se esquece. Ainda mais pelo contexto. Dias antes, Renato renovou seu contrato por mais três anos. O salário, agora cinco vezes maior, já começa a viabilizar o maior sonho: “Ser bem-sucedido, dar uma vida melhor à minha família, e viver feliz”. Simples assim.

Saiba mais

Perfis


Izaldo

Posição: lateral esquerdo
Data de nascimento: 3/6/1993
Idade: 19 anos
Local de nascimento: Recife
Onde mora: Janga (Paulista)
Ídolo: Marcelo

3 jogos como titular no Pernambucano 2013

0 Nenhum minuto fora do time nos três jogos do Pernambucano (não foi substituído)

1 gol na Copa São Paulo

*Izaldo foi o autor do gol alvirrubro na derrota para o Santos, por 5 a 1, jogo que eliminou o Timbu na segunda fase da competição.

Renato

Posição: atacante
Data de Nascimento: 10/10/1993
Idade: 19 anos
Local de nascimento: Recife
Onde mora: Imbiribeira
Ídolo: Cristiano Ronaldo

4 gols no Campeonato
Brasileiro Sub-20

3 gols na Copa São Paulo de Juniores

1 gol no Campeonato
Pernambucano