Futebol Nacional
None

Problemas

Aflição que não termina nos Aflitos

Desde a saída de Alexandre Gallo, Náutico enfrenta um "inferno astral" instalado agora no ataque timbu

postado em 15/02/2013 09:33

Ainda não faz 20 dias que o técnico Alexandre Gallo anunciou a sua saída do Náutico para assumir as divisões de base da Seleção Brasileira. E ninguém estaria contando os 18 dias desde então não fosse tamanha a turbulência que o clube viveria a partir daquele momento. E pior: sem data para terminar. O tão batido planejamento, “mantra” do ex-treinador, parece ter partido junto com ele. Nem a invencibilidade em conjunto com a liderança do Estadual convencem o torcedor. As polêmicas envolvendo Rogério e Kieza abateram o clube. A possível saída da dupla de ataque poderá fazer desandar de vez a base que começou o ano com 80% de manutenção.

Ao chegar, a contragosto da torcida, o técnico Vágner Mancini afirmou que iria manter a filosofia de Gallo. Sem culpa, não está conseguindo sequer manter o mesmo time, apesar dos 100% de aproveitamento – com duas vitórias em dois jogos. Um dia antes de voltar a campo contra o Central, ainda não sabe se poderá contar com os dois atacantes. Problemas à parte, a diretoria está buscando fazer o que pode para evitar a debandada de atletas. Ontem, o clube conseguiu cassar a liminar da 5ª Vara do Trabalho que dava ao atacante Rogério o direito de deixar o clube sem ônus.

De acordo com o vice-presidente jurídico alvirrubro, Sérgio Galvão, o Timbu conseguiu comprovar todos os documentos atestando os depósitos em dia do FGTS, INSS e o pagamento dos salários de dezembro, 13° e premiações – que eram cobrados pelo atleta. “Rogério agora tem que retornar de imediato, ele tem vínculo trabalhista e, se não voltar, poderá sofrer penalidades, como a suspensão do contrato e multa”, afirmou Galvão. Rogério, porém, ainda poderá recorrer: “Só não acho que ele vai fazer isso. O juiz que deu a liminar foi o mesmo que cassou, mediante a apresentação das provas.”


Ao ser questionado se Rogério seria bem aceito no elenco caso retorne, o superintendente de futebol Daniel Freitas foi enfático. “Não haverá problemas. Ele volta. Ele é de grupo”, disse. Resta saber se o grupo o aceitará bem mesmo. Afinal, em desabafo pelas redes sociais, Rogério chegou a alfinetar um dos companheiros, o que, em geral, é reprovado entre os atletas. “Tem jogador no banco de reservas que ganha R$ 40 mil”, disse, provavelmente se referindo ao atacante Reis. Extra-oficialmente, especula-se que o Rogério recebe R$ 12 mil por mês. O contrato dele com o Timbu vai até o final de 2015.


O “inferno astral” do Náutico

28 de janeiro

O Timbu entrava na reta final de uma pré-temporada que durou 28 dias. A torcida comemorava a manutenção do planejamento cumprido à risca e curtia a expectativa da estreia do time principal no Estadual.

29 de janeiro

Surpreendendo a todos, o técnico Alexandre Gallo deixa o Náutico para assumir a Seleção Brasileira sub-20. Levi Gomes assume a equipe interinamente.

1º de fevereiro

O Náutico contrata o técnico Vágner Mancini. Indicado por Gallo, o novo treinador alvirrubro chega bastante contestado aos Aflitos, porém prometendo manter o planejamento do seu antecessor.

2 de fevereiro

Kieza estreia no Pernambucano com o restante do elenco principal. O atacante faz dois gols. E só. Ele ficaria de fora dois jogos seguintes com dores na coxa e “sem confiança” para voltar. Dias depois, revelaria uma “proposta irrecusável” da China.

6 de fevereiro

O atacante Rogério treina pela última vez nos Aflitos. Em seguida, ele “sumiria” e faltaria aos treinos seguintes. Reclamando de salários atrasados, o atleta colocou o clube na Justiça solicitando a rescisão do vínculo com o Náutico.

8 de fevereiro

O meia Marcos Vinícius se envolve em acidente de carro na PE-60, no litoral sul de Pernambuco, que resulta na morte de um ciclista. O jogador, que vinha sendo titular, sofreu uma fratura no rosto e ficará um mês afastado do time.

13 de fevereiro

Em São Paulo, Rogério faz postagem polêmica no Facebook e consegue liminar na 5ª Vara do Trabalho que quebra o vínculo com o clube. O Náutico recorre. No mesmo dia, Kieza revela proposta da China com contrato de três anos para ganhar três vezes mais que nos Aflitos. Confiante, a diretoria alvirrubra diz que negocia renovação com o artilheiro.

14 de fevereiro

O Náutico comprova os pagamentos do FGTS, INSS e salários, e consegue cassar liminar de Rogério, que deve retornar ao clube. O atleta, porém , ainda tem o direito de recorrer.