Futebol Nacional
None

Vale, sim!

Conquista simbólica do 1º turno é fundamental para tranquilizar o Timbu

Conquista do turno e de uma vaga na Copa do Brasil depende de uma vitória diante do Belo Jardim

postado em 20/02/2013 10:17 / atualizado em 20/02/2013 10:22

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Ganhar nem é tão valioso, mas perder aumentaria a ferida que ainda cicatriza. Eis o poder do primeiro turno para o Náutico. A primeira fatia do Estadual passou a ser indispensável para acalmar os ânimos alvirrubros. O time do técnico Vágner Mancini sabe que o retorno da tranquilidade passa pela conquista do título simbólico. Adiado na última rodada, a conquista do turno e de uma vaga na Copa do Brasil depende de uma vitória diante do Belo Jardim, às 22h de hoje, no estádio Mendonção, no Agreste pernambucano.

Será a principal partida da rodada. Confronto direto pelo primeiro lugar. Jogo que está sendo encarado com possibilidade histórica pelo time da casa, que, com 14 pontos, pela primeira vez poderá ganhar o direito de disputar uma competição nacional. Vaga que é não menos importante para o “terceiro” clube na disputa: o Central. Empatado com os mesmos 16 pontos do Timbu, a Patativa receberá o Ypiranga em Caruaru, e torce por um tropeço alvirrubro.

Em meio a essa torcida às avessas, há ainda o tempero chamado saldo de gols, que poderá ser decisivo. O Náutico tem saldo de oito, contra sete do Central. Se ambos vencerem, o placar dirá quem é o campeão. Caso o saldo de gols termine equivalente, o critério de desempate seguinte será o número de gols pró, e aí quem levaria a melhor seria o Timbu (14 x 12). “Independemente dos outros, o Náutico tem que se impor. O jogo vale muito para a gente e é encarar com seriedade para poder ter o alento de terminar o turno em primeiro lugar”, disse Mancini.

Novidades
Para a partida, Vágner Mancini não poderá contar novamente com o volante Martinez, que segue vetado pelo departamento médico com dores na coxa esquerda. Marcos Paulo desbancou Josa na disputa pela vaga e será o substituto. Em contrapartida, quem está voltando ao time é o zagueiro Alison, suspenso na última rodada. Ele formará a dupla de zaga com Luis Eduardo, que virou titular e mandou Alemão para o banco de reservas. Rogério também retorna ao time e formará o trio ofensivo ao lado de Kieza e Elton.

Saiba mais

Contratações
O Náutico anunciou, na noite de ontem, duas contratações: o atacante Jones Carioca, 24 anos, e o experiente volante Rodrigo Souto, 30. Indicado por Mancini, Souto estava no Jubilo Iwata, do Japão, e traz na bagagem passagens por clubes como São Paulo, Santos, Vasco e Atlético-PR. Jones, por sua vez, pertence ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, e estava atuando pelo Bahia, onde disputou a temporada 2012. Ambos têm contrato até o fim do ano.