Futebol Nacional
None

Timbu

A pressão por ser favorito

Sozinho na Série A e com a base de 2012 mantida, Náutico tem a chance de encerrar um jejum de nove anos

postado em 24/02/2013 08:39

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Blenda Souto Maior/DP/D. A. Press
Favorito. O rótulo pode não ser exatamente o que os alvirrubros, em geral, queiram para si. Pode ser algo que, de fato, não aconteça há muitos anos. E até que incomode os demais times. Mas é inegável que o panorama do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2013 favorece ao Náutico. Como o único representante do estado na Série A (fato que não acontece desde 1990), resta ao Timbu comprovar na prática os efeitos de estar “sozinho” na Primeira Divisão, e de ter mantido 80% da base do ano passado, que fez um bom Brasileirão, conquistando a vaga para a Copa Sul-Americana deste ano.

Às 16h deste domingo, contra o Pesqueira, nos Aflitos, a equipe do técnico Vágner Mancini começa a ter obrigações em 2013. Inclusive, a de provar que o time é mais do que um simples favorito. Levantar a taça desta segunda fatia do Estadual que se inicia hoje já deixará o Timbu, no mínimo, na decisão da competição. A última vez foi em 2010. Bem mais distante está a lembrança do último título, que não vem desde 2004, ainda com Kuki e companhia em campo.

Para o técnico Vágner Mancini, a pressão sobre o Náutico pouco irá mudar neste segundo turno. “Isso sempre existiu”, pontuou. Além disso, questionado se o Timbu seria o favorito ao título da competição, o treinador foi taxativo, afirmando que sim, porém fazendo um alerta. “Favorito sim, me coloco e digo isso aos atletas sempre. Precisamos incorporar esse espírito e vestir a camisa. Mas também alerto que isso não quer dizer muito. Porém, é importante que o time saiba o seu lugar e como todos estão olhando”, disse.

Desfalcado

O Náutico poderá ter até três desfalques para enfrentar o Petrolina. Com Martinez vetado pelo quarto jogo seguido, junta-se a ele o zagueiro Alison. Ambos sofreram estiramentos no adutor da coxa. O caso do defensor aconteceu na última rodada e ele ainda fará exame de imagens para saber a gravidade da lesão. Por fim, uma dúvida: Vinícius Pacheco. O meia não treinou na sexta-feira com dores na panturrilha. Caso ele não jogue, Giovanni Augusto será o substituto. Na vaga de Alison, Alemão retorna ao time, enquanto Marcos Paulo continuará oc upando a lacuna deixada por Martinez.