Futebol Nacional
None

Visita

O segredo do custo total da Arena PE

Equipe de técnicos da Fifa estiveram ontem no local e realizaram a última inspeção no estádio

postado em 08/03/2013 08:11

Por mais que a Arena Pernambuco tenha passado por um profundo processo de aceleração para antecipar a obra em oito meses, modificando vários aspectos do projeto, o custo do empreendimento segue sendo divulgado com o seu valor original, de R$ 532 milhões. Trata-se de um orçamento com a base de maio de 2009, quando o complexo foi lançado. Na prática, o custo já é muito maior. Mas ainda sob especulação. Porém, finalmente o governo do estado apontou um prazo para divulgar o custo real da arena. A tendência é que a engenharia financeira seja concluída no fim de junho, pois o prazo seria de 30 dias após o início da operação oficial, cuja data a ser considerada é 27 de maio, quando o estádio estiver sob a tutela da Fifa visando a Copa das Confederações.


“Como o contrato é uma parceria público-privada (PPP), só poderemos ter essa resposta (do custo total) quando começar a operação. Já temos comissões realizando visitas para fazer o levantamento sobre os serviços (extras) realizados aqui. Temos que apurar tudo”, explica Silvio Bompastor. De acordo com o secretário de planejamento, o acordo prevê quatro visitas. Já foram realizadas duas.

Dependendo do valor, aumentará a contrapartida do estado para o consórcio responsável pelo estádio. Na edição de 19 de dezembro do ano passado o Superesportes trouxe o custo de fato da obra, com o reajuste do INCC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Sem considerar os aditivos, o gasto da construção seria de R$ 610 milhões, segundo o reajuste dos últimos três anos do índice. No início do ano passado, para tentar encaixar o projeto no Festival de Campeões, agendado para junho deste ano, o governo do estado mobilizou engenheiros e técnicos para recalcular todos os prazos. Assim, houve o aditivo, milionário. Renegociações com fornecedores, soluções para antecipar a obra, aumento do efetivo, cujo pico passou de 1.800 para 4.600 operários. A conta final chegará em breve.

Números

3
eventos é o planejamento mínimo de testes de Pernambuco

1
evento-teste será oficial da Fifa

65
pessoas formam a comitiva da Fifa que inspecionou a Arena

19
é o número de áreas de operação avaliadas pela comitiva