Futebol Nacional
None

PE2013

Em meio às tormentas, Náutico cresceu de produção no Campeonato Pernambucano

No começo do ano, Timbu perdeu técnico Alexandre Gallo. Recentemente, artilheiro Kieza deixou o clube. Ainda assim, alvirrubros conseguiram evoluir

postado em 08/03/2013 08:25 / atualizado em 08/03/2013 08:29

Maurício Penedo

PAULO PAIVA/DP/D.A PRESS)
O Náutico vive uma fase de evolução na temporada desde a saída de dois pilares do clube. Após o desligamento do técnico Alexandre Gallo para a Seleção Brasileira Sub-20, no final do mês de janeiro, a apreensão sobre o futuro do time se instalou nos alvirrubros. Menos de 30 dias depois, outro “baque”: a saída do atacante Kieza, principal artilheiro da equipe, para o futebol chinês. No meio desta pequena tormenta, o técnico Vágner Mancini, com desempenho ruim em sua passagem pelo Sport, foi anunciado como novo comandante da nau alvirrubra.

Mas, de maneira regular, o crescimento e equilíbrio do time do Náutico pode ser visto no Campeonato Estadual. Com 36 gols marcados em jogos oficiais no ano, o ataque Timbu segue sendo motivo de elogios e reverências. Elton, contratado para formar a dupla de ataque ao lado de Kieza, e que acabou tornando-se seu substituto natural no ataque, já é o artilheiro da competição, com dez gols marcados. Para se ter uma ideia, nenhuma equipe marcou mais que Elton neste segundo turno. Mas não é só do ataque que a equipe pode se orgulhar. Os outros dois setores do time possuem perspectivas de melhorias para as próximas rodadas. E isso recai sobre dois fatores: o retorno de Martinez e o entrosamento da dupla de zaga.

Na partida diante do Salgueiro, na última quarta, a dupla de zaga formada por Jean Rolt e Luís Eduardo foi bastante elogiada pela torcida, tendo um ótimo desempenho ao longo dos 90 minutos de partida contra o Carcará. Após um “rodízio” que durou várias partidas e envolveu os defensores Alison, Alemão e os dois citados acima, o Timbu encontrava dificuldades em encontrar o conjunto ideal. A boa partida no sertão pode ser um indício que, após alguns “tiros errados”, o setor defensivo do Náutico encontrou seus xerifes.

Já o retorno de Martinez é aguardado com ansiedade. De fora dos últimos seis jogos do Náutico, devido a uma lesão na coxa esquerda, ele não deve jogar amanhã, contra o Belo Jardim, nos Aflitos.