Futebol Nacional
None

PE2013

Diante do Belo Jardim, o líder Náutico pode ratificar a boa fase no Estadual

Timbu joga neste sábado, nos Aflitos, a partir das 20h

postado em 09/03/2013 09:09 / atualizado em 09/03/2013 09:11

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS)
O Náutico se tornou uma verdadeira máquina de fazer gols. São 36, em 12 jogos. Somente nas últimas quatro partidas foram 19. Excepcional média de quase cinco gols por duelo no segundo turno do Estadual (média de três gols/jogo na temporada). Melhor ataque do Brasil. Artilheiro e vice-artilheiro do Campeonato Pernambucano. Os números atestam um Timbu em plena evolução e um técnico que, aos poucos, vai deixando a desconfiança de lado. Vágner Mancini está ganhando a torcida alvirrubra. Líder da competição, o treinador quer, diante do Belo Jardim, às 20h deste sábado, nos Aflitos, apenas ratificar a boa fase. A comprovação de um time que cresce.

Com o ataque muito bem há algumas rodada, esse “passo” pode ter sido dado justamente quando Mancini resolveu reeditar uma formação que já deu certo no Náutico nos últimos dois anos, escalando três volantes à frente da defesa na última rodada. Na goleada contra o Salgueiro, Elicarlos, Josa e Marcos Paulo fizeram essa função. O Timbu, que até então vinha sofrendo uma média de dois gols por partida no segundo turno, acabou não sendo vazado no Sertão. Mas não deixou de ser ofensivo. Goleou o Carcará por 4 a 0.

“Eu disse aos atletas depois do jogo que fiquei mais feliz pela aplicação tática e pela entrega deles em campo do que pelos quatro gols marcados. Eles entenderam a estratégia do jogo e fizeram tudo muito bem feito em campo. O time evoluiu muito e me deixou bastante satisfeito”, disse o treinador, que não confirmou se continuará com o mesmo time para o jogo de hoje. “Essa dúvida do esquema tático irá perdurar até minutos antes do jogo”, afirmou.

Se a equipe voltar ao 4-4-2, Vinícius Pacheco seria a novidade. Nesse caso, Marcos Vinícius e Josa estariam disputando uma vaga. Martinez, mesmo recuperado da lesão na coxa, ainda está aprimorando a forma física. Outra dúvida que Mancini afirmou que ficará é na lateral esquerda: se manterá Douglas Santos ou promoverá o retorno de Bruno Collaço. Confirmado mesmo é que a nova dupla de zaga que deu certo será mantida, com Luis Eduardo e Jean Rolt. “Quando fiz a alteração na equipe para a última rodada, houve muitos elogios. A intenção é mexer o mínimo possível”, pontuou.

Adversário
Se o Belo Jardim lutou até a última rodada com reais chances de ser o campeão do primeiro turno, o time do técnico Edson Leivinha não está conseguindo manter o mesmo desempenho no segundo turno. Na nova fase, são apenas dois empates em quatro jogos. O time ainda não conseguiu vencer. Atualmente na vice-lanterna, o objetivo do treinador é surpreender o Timbu, armando um esquema fechado e que saia rápido nos contra-ataques.