Futebol Nacional
None

PE2013

"Escondendo" o Clássico dos Clássicos

Superesportes faz um comparativo entre Náutico e Sport, posição por posição

O último dia de treinos oficiais para o primeiro clássico do Campeonato Pernambucano Coca-Cola foi de esconde-esconde. Sport e Náutico tentaram não demonstrar suas cartas. O segredo foi a tônica. O Leão fechou o treino, mas esqueceu de patrulhar o espaço aéreo devidamente invadido por uma emissora de TV, que expôs o esquema tático de Sérgio Guedes. O Timbu, por sua vez, se expôs no limite apontado como “correto” pelo técnico Vágner Mancini, sem dar subsídios para o adversário. Deixou que os jornalistas observassem de perto o treino conhecido entre os repórteres, em tom de bom humor, como o “me enrola que eu gosto”. No final das contas, deixou tudo como interrogação na cabeça da imprensa e da torcida. Os treinadores são experientes e sabem que qualquer informação a mais poderá servir de arma para o adversário. Restou ao Superesportes, então, quebrar o gelo na base das comparações. Se não dá para saber quais serão os 11 titulares em cada lado, escolhemos então testar o poderio do Sport e do Náutico fazendo um comparativo posição por posição. A conclusão foi de que Timbu, na teoria, poderá levar mais vantagens. A prática do que ocorrerá no Clássico dos Clássicos, porém, só o tempo dirá.

Posição por posição

Goleiros Vantagem para o Sport
Magrão x Felipe


É a única posição que, certamente, torcedores dos dois times irão concordar que o Sport leva vantagem. Maior ídolo da história recente do Leão e considerado por muitos o maior goleiro da história do clube, Magrão é incontestável. Talvez o único ponto alto do time. Contraste absoluto com Felipe, que, instável, jamais conseguiu se firmar no Náutico e luta contra a desconfiança da torcida.

Defesa Equilíbrio
Gabriel e Maurício x Jean Rolt e Alison


Longe de possuírem defesas consolidadas, as duas equipes ainda buscam o aprimoramento do setor. Porém, pode-se dizer que estão em evolução. Bastante criticado no início da temporada, a defesa alvirrubra já não sofre gols há três jogos – desde que reforçou a cabeça de área. O Leão segue no mesmo caminho, com dois jogos sem tomar gols.

Lateral direita Vantagem para o Sport
Cicinho x Maranhão/Auremir


É certo que currículo não ganha jogo nem pode servir sempre de parâmetro, porém, neste caso, Cicinho tem larga vantagem sobre Maranhão. Técnico e imprescindível ofensivamente, pode desequilibrar uma partida. O alvirrubro, porém, pelo menos até então, não conseguiu despontar. Sequer fez uma boa partida ainda. O mesmo vale para o seu substituto imediato, Auremir, que também pode aparecer no time.

Lateral esquerda Vantagem para o Náutico
Reinaldo x Douglas Santos


Se o torcedor alvirrubro for capaz de admitir que Magrão é melhor que Felipe, o rubro-negro também não irá ser intransigente e retribuirá o “coleguismo” em relação à lateral esquerda. A regularidade e o potencial seguido de elogios a Douglas é um contraponto a eterna má fase de Reinado, que jamais conseguiu realizar uma sequência de bons jogos pelo Leão.

Volantes Vantagem para o Náutico
Fábio Bahia, Rithelly e Tobi x Elicarlos, Martinez e Rodrigo Souto


Jogando juntos desde o ano passado, a dupla alvirrubra consegue aliar perfeitamente a força física, combate e a velocidade de Elicarlos, com a técnica e os passes milimétricos do maestro Martinez. Além disso, o experiente Rodrigo Souto poderá estrear no setor. Pelo lado rubro-negro, Fábio Bahia é o atleta que mais corre pelo time. Peca, porém, na saída de jogo. Já Rithely, apesar de ser instável, é imprescindível para o Leão na saída rápida de jogo. Tobi deverá ser mantido no time para reforçar o setor, fazendo também a função de um terceiro zagueiro.

Meias Equilíbrio
Hugo x Vinícius Pacheco


Se fosse levado em conta o histórico, Hugo certamente levaria grande vantagem. Mas, em má fase pelo Sport, retorna ao time precisando provar um “algo mais” pouco visto na Ilha. Já Vinícius Pacheco, que chegou nos Aflitos no ano passado, mas teve problema na regularização e só estreou este ano. Está bem, mas não a ponto de recompensar o Timbu pela espera.

Ataque Vantagem para o Náutico
Felipe Azevedo e Roger x Rogério e Elton


Melhor ataque do Brasil e grande destaque do time alvirrubro, pode-se dizer o ataque do Náutico leva larga vantagem sobre o do Sport. Nesse setor, os números falam por si só. No segundo turno são 25 gols do Timbu, contra oito do Leão. Além disso, o Náutico tem o artilheiro e vice-artilheiro da competição: Elton e Rogério, com 13 e dez gols, respectivamente.