Futebol Nacional
None

Convocação

Douglas é o 34º jogador convocado para a Seleção defendendo um clube do estado

Timbu terá um atleta vestindo a camisa verde e amarela após 47 anos. O último foi Nado

RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS - 11/11/12
A emoção de Douglas Santos contagiou a todos que estiveram na sala de imprensa do Centro de Treinamento Wilson Campos, na tarde de ontem. Poucos minutos após ser pego de surpresa ao saber que tinha sido convocado pela primeira vez na carreira para a Seleção Brasileira, o atleta paraibano, de apenas 19 anos, mal conseguiu expressar o sentimento, tão grande era o furor dentro de si. Chorou. Extravasou em lágrimas o que não achou em palavras para liberar tamanha alegria. Era o 34º atleta que, atuando por um time de Pernambuco, estava convocado para vestir a camisa canarinha. O 9º do Náutico. Ele representará o Timbu com a camisa amarelinha depois de um hiato de 47 anos.

Douglas já havia sido convocado para a Seleção Sub-20 por quatro vezes, desde o ano passado. Disputou como reserva o Sul-Americano da Argentina. Humilde, não teve problema em revelar a surpresa e deixar transbordar a emoção. “A ficha ainda não caiu. Todo jogador sonha em chegar à Seleção Brasileira”. Vieram as lágrimas. Choro que se repetiu sucessivas vezes na entrevista dessa terça-feira.

Convocado por Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a Bolívia, no próximo sábado, às 16h30 (horário do Recife), no Estádio Ramon “Taihuichi” Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, Douglas terá uma chance de ouro para mostrar serviço. E Felipão terá muito a saber sobre ele. Afinal, declaradamente, o treinador afirmou que a convocação do prata da casa timbu teve o peso da indicação do ex-técnico do Náutico, Alexandre Gallo – que atualmente é o treinador das divisões de base da seleção. “O objetivo é aproveitar a partida ao máximo para observar jogadores que poderão voltar a ser convocados para a Seleção principal” disse Felipão ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

LEIA MAIS: DOUGLAS SANTOS NÃO CONTEVE AS LÁGRIMAS

Douglas tem contrato com o Náutico até dezembro de 2016. Estima-se que a multa rescisória dele gire em torno de R$ 23 milhões, o que pode ser ainda mais valorizado após o seu desempenho com a Seleção Brasileira. Apesar de ser apenas a sua primeira convocação, Douglas encontrará três jogadores já conhecidos. O goleiro Matheus, o zagueiro Dória e o atacante Leandro estiveram com ele na sub-20. Para esta convocação, vale salientar, Felipão só pôde convocar atletas que atuam no Brasil.

8 meses depois, Alexandre Pato volta a ser convocado para a Seleção. Atacante do Corinthians foi uma das novidades da lista, que tem ainda dois jogadores que estão devendo uma boa apresentação pelo Brasil: Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Convocação

Goleiros
Matheus Vidotto (Corinthians)
Jefferson (Botafogo)

Laterais
Douglas Santos (Náutico)
André Santos (Grêmio)

Zagueiros
Rever (Atlético-MG)
Dória (Botafogo)
Dedé (Vasco)

Meias
Jean (Fluminense)
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Paulinho (Corinthians)
Jadson (São Paulo)

Atacantes
Neymar (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Leandro Damião (Internacional)
Osvaldo (São Paulo)
Leandro (Palmeiras)
Alexandre Pato (Corinthians) 

As convocações em Pernambuco


1959*
Santa Cruz: Biu (zagueiro, 5 jogos), Clóvis (zagueiro, 4 jogos), Geroldo (volante, 1 jogo), Goiano (ponta esquerda, 3 jogos), Servílio (volante, 1 jogo), Tião (3 jogos), Zé de Mello (atacante, 5 jogos e 3 gols), Dodô (lateral-esquerdo, 1 convocação), Valter Serafim (1 convocação) e Moacir (1 convocação).
Náutico: Elias (5 jogos), Geraldo (atacante, 5 jogos e 2 gols), Givaldo (zagueiro, 5 jogos), Paulo Pisaneshi (atacante, 4 jogos), Waldemar (goleiro, 5 jogos e 11 gols sofridos), Zequinha (zagueiro, 5 jogos) e Fernando Florênio (1 convocação).
Sport: Édson (zagueiro, 5 jogos), Elcy (atacante, 1 jogo), Traçaia (atacante, 5 jogos e 1 gol), Zé Maria (meia, 3 jogos) e Bria (zagueiro, 1 convocação).

1966    Náutico: Nado (atacante, 1 jogo)
1976    Santa Cruz: Givanildo Oliveira (volante, 7 jogos)
1978    Santa Cruz: Nunes (atacante, 11 jogos e 7 gols)
1979    Santa Cruz: Carlos Alberto Barbosa (lateral-direito, 1 jogo)
1981    Sport: Roberto Coração de Leão (atacante, 2 jogos e 1 gol)
1983    Sport: Betão (lateral-direito, 2 jogos)
1995    Sport: Adriano (zagueiro, 2 jogos)
1996    Sport: Chiquinho (meia, 1 convocação)
1998    Sport: Jackson (meia, 3 jogos)  
1999    Sport: Bosco (goleiro, 3 convocações)
2001    Sport: Leomar (volante, 6 jogos)  
2013    Náutico: Douglas Santos (lateral-esquerdo, 1 convocação)

* A seleção pernambucana foi convidada pela CBD, precursora da CBF, para representar o país no Sul-americano daquele ano.