Futebol Nacional
None

PE2013

Tabu que anima o time do Náutico

Última vez que o Timbu foi eliminado em um mata-mata no Estadual pelo Santa Cruz foi em 1995

postado em 23/04/2013 07:18 / atualizado em 23/04/2013 07:23

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ser otimista pelas bandas da Rosa e Silva é quase uma arte atualmente. Com um futebol abaixo do esperado e sem vencer em casa desde 13 de março, quando bateu o Porto por 3 a 0, achar alguém que ainda acredite que o Timbu conseguirá dar o troco no Santa Cruz no próximo domingo, nos Aflitos, é difícil. Se serve de motivação, os que mais podem fazer algo para mudar o panorama são justamente os que demonstram mais confiança: o técnico Silas e os atletas alvirrubros. Há também um retrospecto histórico “favorável”: desde 1995 o Náutico não perde um mata-mata para os tricolores no Campeonato Pernambucano.

Helder Tavares/DP/D. A. Press
É verdade que, desde então, os confrontos decisivos entre Náutico e Santa Cruz foram poucos. Apenas quatro. Em 2001, 2002 e 2004, o Timbu venceu o arquirrival na final do Pernambucano. Em 2001, o êxito veio na final do primeiro turno também. O técnico Silas, que já falou que não liga para histórico (quando questionado sobre a pressão que o Náutico sofre por não conquistar títulos desde 2004), certamente pouco comemoraria o retrospecto positivo sobre o Santa Cruz.

Ainda assim, ele sequer precisou saber desse ponto para demonstrar total confiança que o Náutico conseguirá reverter a vantagem tricolor. “Eu peço ao nosso torcedor para que lote os Aflitos. Sei como isso é importante. E até lá, pode ter certeza de que vamos trabalhar no aspecto tático e também a confiança do grupo, pois, vimos que com mais uma atuação como esta podemos vencer o Santa no domingo”, disse Silas, que ainda não sentiu o gosto da vitória à frente do Timbu. Em dois jogos, empatou com o Crac-GO e perdeu para o Santa Cruz.

Jejum de vitória que não começou com a chegada do novo treinador, é bom deixar claro. Afinal, desde aquela vitória sobre o Porto em março, o Náutico teve mais três jogos em casa. Perdeu dois jogos e empatou outro. “Temos que mostrar a mesma vontade que tivemos no Arruda. Em casa, a torcida irá nos apoiar e iremos com mais força no ataque e finalizar mais. O Náutico é time de primeira divisão”, ressaltou o atacante Jones Carioca, antes de cutucar o autor do gol coral no domingo, Renatinho. “A bola dele foi sobra de escanteio, ele foi feliz no chute. Ele podia chutar mais dez bolas daquela que não acertaria. Agora é a nossa vez de acertar. Do mesmo jeito que ele acertou, qualquer jogador nosso poderia acertar.”

Martinez é dúvida

Foi uma entrada dura. Se a vaga para a final Campeonato Pernambucano não pudesse ser decidida pelo número de cartões, é provável que o volante tricolor Luciano Sorriso tivesse sido, no mínimo, advertido com um amarelo quando entrou violentamente no alvirrubro Martinez, no Clássico das Emoções do último sábado. Após o lance, o jogador do Náutico precisou ser substituído.

A contusão pode ter sido grave. Cogita-se que o capitão timbu não possa nem enfrentar o Santa Cruz no próximo domingo, no estádio dos Aflitos. “Ainda é precoce para cravar que ele não vai enfrentar o Santa Cruz. Não houve fratura, mas ele está sentindo dores, agora isso ainda é uma coisa subjetiva”, disse o O vice-presidente médico do Náutico, Múcio Vaz. Se por um lado o técnico Silas pode perder Martinez, o comandante vai ter a provável volta de Elicarlos no Clássico das Emoções de domingo.

Histórico


2010
Semifinal


Náutico classificado à final

1º jogo
Santa Cruz    0 x 0    Náutico

2º jogo
Náutico    1 x 0    Santa Cruz

2004
Decisão de campeonato

Náutico campeão


1º jogo
Náutico    0 x 1    Santa Cruz

2º jogo
Santa Cruz    0 x 3    Náutico

2002
Decisão de campeonato

Náutico bicampeão

1º jogo
Náutico    3 x 0    Santa Cruz

2º jogo
Santa Cruz    2 x 1    Náutico

2001

Decisão 1° turno

Náutico campeão

Náutico    1 x 0    Santa Cruz

Decisão do campeonato
Náutico campeão


1º jogo
Náutico    2 x 1    Santa Cruz

2º jogo
Santa Cruz    0 x 2    Náutico

1995
Decisão de campeonato

1º jogo
Náutico    0 x 1    Santa Cruz

2º jogo
Santa Cruz    2 x 0    Náutico

* Em 1999, Náutico e Santa Cruz se enfrentaram na Ilha do Retiro, em um jogo que valeria uma vaga para a Copa do Brasil para o vencedor. Os tricolores ganharam por 1 a 0 e ficaram com a vaga.

Fonte:RSSSF.COM