Futebol Nacional
None

Unidos pelo Náutico

Novo colegiado timbu terá missão de formar um futebol forte para a Série A

Dentre chegadas e saídas de atletas, a oficialização do anúncio do novo departamento de futebol se destacou nos Aflitos

postado em 21/05/2013 08:58

A segunda-feira para o Náutico foi movimentada como há muito não se via pelas bandas dos Aflitos. Dentre iminentes chegadas e saídas de atletas de peso e uma grave contusão do zagueiro Alison, destacou-se mesmo a oficialização do anúncio do novo departamento de futebol. O ex-presidente do executivo André Campos foi anunciado como o novo vice-presidente de futebol e ficará à frente de um colegiado formado por um total de 17 membros. Recentemente afastado das suas funções por divergências com o presidente Paulo Wanderley, o vice-presidente do executivo do clube, Toninho Monteiro, também está de volta ao clube.

O mandatário alvirrubro fez o anúncio ontem à noite, nos Aflitos, acompanhado por 14 dos 17 nomes que irão compor o colegiado. Dirigentes, inclusive, que divergem em pensamentos e que foram “rivais” nas últimas eleições do clube – como é o caso de Marcílio Sales, que disputou o último pleito para presidente. E esse é só apenas um caso de “divergências” de filosofia nesse grupo. De fora da relação, o presidente do Conselho Deliberativo, Berillo Júnior, foi contra a formação desse colegiado. Mas Paulo Wanderley confia no sucesso da ideia. Tanto que deu “carta-branca” ao novo grupo que comandará o futebol alvirrubro.

“Entendo que o departamento de futebol precisava ser ampliado. Tínhamos apenas dois diretores e a partir de hoje teremos 17 pessoas. No Náutico há sempre essa história do colegiado e entendemos que é importante porque isso nos dará sustentação, nos dará uma blindagem para trabalhar com tranquilidade”, disse Paulo Wanderley. De acordo com André Campos cada diretor terá direito a um voto em relação a cada contratação ou dispensa.

Campos ainda destacou que cada dirigente terá uma função distinta. Essa, de acordo com ele, será uma maneira de descentralizar as coisas no clube e de fazer andar o grupo que é “heterogêneo” nos pensamentos – como ele mesmo fez questão de frisar. “Todas as contratações passarão por mim com a autorização do presidente, que deu autonomia para montar esse colegiado sem restrição e sem vetos a nomes. Todos os convidados aceitaram participar desse grupo que, claro, é heterogêneo, com muitos pensamentos diferentes, mas com a nossa experiência vamos achar um ideal”, afirmou.

saiba mais

Abaixo, os nomes que irão compor o novo colegiado alvirrubro:


André Campos
Américo Pereira
Gustavo Krause
Sérgio Lins
Gustavo Rêgo
Ricardo Valois
Renato Carneiro
Toninho Monteiro
Ricardo Malta
Alexandre Homem de Melo
Carlos Hunka
Marcílio Sales
Emerson Barbosa
Vinícius Labanca
André Benning
Ricardinho Valois
Paulo Pontes

5 perguntas>> André Campos

Colegiado “heterogêneo”
O presidente deu autonomia para montar esse colegiado, sem restrição e sem vetos a nomes. A nossa experiência já deu certo em outros tempos e achamos que essa formação é a ideal. É um colegiado heterogêneo, mas com um só objetivo: fazer com que o Náutico consiga grandes vitórias. Nosso objetivo não é somente ficar na Primeira Divisão nem chegar à Sul-Americana. Queremos também montar um elenco para chegar à Libertadores.

Núcleos
Vamos dividir colegiado em núcleos. Um grupo irá cuidar das contratações, outro do dia a dia, outro de relacionamento com os jogadores; acompanhar treino, viagem com elenco… e assim por diante. Mas as decisões mais polêmicas, contratações e dispensas, essas serão tomadas por votos iguais dos 17 membros do colegiado. Não é uma experiência nova para mim comandar um colegiado de futebol. Não estava na minha pretensão voltar a dirigir futebol, mas não poderia negar um pedido do presidente e um apoio ao clube.

Reformulação elenco
Precisamos nos reforçar, mas sem frescura, sem problemas. Se ele (o presidente) montou o colegiado, é porque precisamos de mudanças. Tem jogadores que não valem a pena ficar. E a gente precisa se reforçar. A gente não pode ficar satisfeito com um terceiro lugar no Campeonato Pernambucano.

O futuro de Daniel Freitas
Ele inicialmente permanece até a avaliação do colegiado. Seria muito covarde tirar uma pessoa sem que eu e a grande maioria conheçamos o trabalho. Não vou nesse negócio de ouvir dizer que fulano é coronel, é general... A questão dele é que é funcionário do clube e, assim sendo, ele recebe comando de alguém e receberá do colegiado de futebol. Se não respeitar, não tem porque ficar. Mas não vamos nos precipitar. Precisamos analisar bem essa questão.

Elton de Saída

O Náutico deverá ter uma baixa considerável no plantel para a disputa da Série A. Artilheiro do Timbu no Estadual (17 gols), Elton está de saída dos Aflitos. O atacante recebeu uma proposta do futebol árabe – o time ainda não foi divulgado. O Corinthians, dono dos direitos do atleta, deverá liberá-lo sem maiores problemas já que tem em contrato tal possibilidade. O Náutico deverá receber uma porcentagem do valor pago pelo novo clube do atleta ao Timão.