Futebol Nacional
None

Agora é valendo!

Amistoso entre Náutico e Sporting será o primeiro grande teste para a Arena PE

Estádio passou por um evento-teste na última segunda-feira, mas a partida desta noite será a prova de fogo

Nando Chiappetta/DP/D.A Press
O primeiro a tocar na bola. O primeiro a chutar e também o pioneiro em acertar a trave. A primeira defesa, falta, bicicleta, firula. O primeiro gol. Antes de tudo, a partida festiva entre Náutico e o convidado internacional, o Sporting, de Portugal, será repleta de simbolismo. Marcará o início de uma era no estado: o primeiro jogo oficial da Arena Pernambuco, palco da Copa das Confederações e do Mundo. E mais: a nova casa alvirrubra pelas próximas três décadas. Não à toa, a torcida timbu terá o privilégio de ser a primeira a abraçar o estádio. Por se tratar de um evento-teste, apenas dois terços da capacidade poderão ser ocupado, ou seja, 30 mil pessoas. Bastante para quem, durante muitos anos, esteve acostumado a 19.800 lugares.

Talvez até mais do que os lances e possíveis boas jogadas dentro de campo, o que estará sendo mais vigiado no jogo que começará às 20h de hoje será justamente o que ocorrerá fora das quatro linhas. Como estarão o acesso à arena, a segurança, a fila para entrar e para sair, os banheiros, o estacionamento, o transporte público para se chegar ao jogo, os assentos e toda a organização em geral.

Burocracia e simbolismos à parte, o jogo tem a sua importância para o Náutico, que vai além dos simples valores de um amistoso. É fato que o Timbu quer fazer história não só vencendo (e, de preferência, até fazendo o primeiro gol), mas a partida também servirá como teste para o início da Série A, no domingo, contra o Grêmio. O técnico Silas confirmou o time com a improvisação de Josa na lateral esquerda, já que não poderá contar com Douglas Santos (na Seleção Sub-20) nem com Bruno Collaço (que pertence ao Grêmio e, por questões contratuais, não pode enfrentar os gaúchos).

Outra novidade do treinador foi a nova formação da equipe com dois atacantes, em vez de três – como tinha treinado ao longo da semana. Dessa forma, Caion e Jones Carioca foram para o time reserva, enquanto Adeílson ganhou a vaga para atuar ao lado de Rogério. Elton, recuperado de lesão, ficará como opção no banco de reservas. “Queremos ganhar o jogo. É um amistoso, mas já queremos entrar no espírito da Série A e aproveitar para começar a nos ambientarmos com o novo estádio e gramado”, disse Silas. O técnico revelou que deverá modificar a equipe ao longo do segundo tempo e ressaltou que conversou com os atletas para evitarem possíveis lesões.