Futebol Nacional
None

Gringos

Chegada de sul-americanos reforça a tradição de "hermanos"

A contratação de Diego Morales (Argentina), Ângelo Peña (Venezuela) e Juan Manoel Oliveira (Uruguai) pelo Timbu amplia a lista de jogadores do continente na história do clube

Em apenas uma semana, três reforços estrangeiros aportaram nos Aflitos: só meias Diego Morales (Argentina) e Ângelo Peña (Venezuela), além do atacante uruguaio Juan Manoel Oliveira. Com essas contratações, o Náutico reforça uma tradição dos últimos anos de investir em jogadores da América do Sul.

Segundo o membro do colegiado alvirrubro, Marcílio Sales, a vinda desses jogadores para o Brasil é uma tendência que se prolifera. “É uma lógica de Mercado. Dentro disso, se enquadra trazer jogadores sul-americanos que são conhecidos pela raça”, conta o dirigente.

Mas o primeiro nome “gringo” a marcar a história recente do Timbu foi o do uruguaio Cláudio Millar. O centroavante chegou aos Aflitos em 1999 e teve outra passagem em 2001. Quase uma década depois, Roberto Acosta foi a sensação da Série A, sendo o vice-artilheiro com 19 gols. Retornou aos Aflitos em 2009, mas, nem de longe, teve o mesmo rendimento. O Náutico ainda teve outros estrangeiros como os chilenos Escalona, também em 2009, com passagem apagada. Além dele, Daniel (Chuck) Gonzales também veio na mesma época e só ficou até o fim do Pernambucano, onde mal jogou.