Futebol Nacional
None

Série A

Náutico volta a mostrar fragilidade contra o Botafogo e sofre a 4ª derrota seguida

A estratégia de garantir o empate no Rio resultou até o intervalo. Mas a retranca alvirrubra foi furada na etapa complementar e o Botafogo venceu por 2 a 0

postado em 20/07/2013 20:24 / atualizado em 20/07/2013 20:40

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

IDE GOMES/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO
Amargando a lanterna do Brasileirão, com o pior ataque e defesa da competição, o técnico alvirrubro Zé Teodoro resolveu inovar na escalação do Náutico diante do Botafogo. E foram três alterações no time titular. Auremir na lateral direita, Jean Rolt e Elicarlos de volta ao time titular (ambos voltando de longo tempo de lesão) e Jones Carioca no lugar do uruguaio Olivera. Foi assim que o treinador do Timbu escalou seu time, tentando surpreender o Botafogo. Dentro de campo, todavia, o time demonstrou as mesmas deficiências das partidas anteriores e perdeu por 2 a 0. Mais uma derrota na competição, a sexta em oito rodadas. A quarta consecutiva.

Com a proposta de apenas se defender, o Náutico povoou sua intermediária defensiva, a fim de proteger sua área e esperando uma boa oportunidade para encaixar um contra-ataque. Quando tinha a posse de bola, contudo, o time alvirrubro demonstrava muitas dificuldades para se manter com a pelota, não conseguido trocar sequer cinco passes consecutivos. Marcos Vinícius praticamente não aparecia no jogo, enquanto Rogério e Jones Carioca, quando recebiam a bola, falhavam os passes em profundidade que tentavam fazer.

WAGNER MEIER/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO 
Crédito WAGNER MEIER
Diante de um adversário que lhe oferecia o campo e a iniciativa, o Botafogo buscava furar a retranca timbu, contando com a qualidade acima da média do holandês Seedorf para circular a bola no meio-campo ofensivo. O clube carioca, entretanto, demonstrava enorme dificuldade para penetrar na área alvirrubra. Apesar do domínio total da posse de bola, o alvinegro era pouco eficaz no último terço de campo e só assustou o goleiro Ricardo Berna em um lance, de escanteio.

Na volta para o segundo tempo, o Náutico tentou imprimir um ritmo diferente à partida. Em três minutos, o Timbu chegou com relativo perigo à área botafoguense em duas ocasiões. Quando parecia que ia começar a gostar da partida, veio o balde de água fria para as pretensões do time de Zé Teodoro. A defesa alvirrubra cometeu um erro de marcação, deixou Elias, que havia entrado ao intervalo no lugar de Vitinho, receber sozinho e bater, dentro da área, para o fundo do gol.

Atrás no marcador e precisando pontuar, os alvirrubros procuraram chegar ao empate. Se no primeiro tempo o time apenas se defendia, na etapa complementar a postura foi outra. Em diversas ocasiões a equipe partia em bloco para a frente. A iniciativa de buscar mais o jogo ofensivo, deixou a partida mais aberta, fazendo com que o segundo tempo fosse mais movimentado. Com o Náutico mais aberto, o Botafogo passou a ter mais espaços e a levar perigo em diversas ocasiões. Chegando ao segundo gol aos 32, por Renato, de cabeça.

Ficha técnica

Botafogo 2
Jefferson; Gilberto (Edílson), Dória, Bolívar e Júlio César; Gabriel, Renato, Lodeiro e Seerdof (Lucas Zen); Vitinho (Elias) e Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Náutico 0
Ricardo Berna; Auremir, Jean Rolt, William Alves e Eltinho; Elicarlos (Maranhão), Derley, Rodrigo Souto (Hugo) e Marcos Vinicius; Rogério e Jones Carioca (Olivera). Técnico: Zé Teodoro.

Local: São Januário (Rio de Janeiro-RJ).
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Assistentes: Fabio Pereira (GO) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
Gols: Elias (B) e Renato (B)
Cartões amarelos: Gilberto (B) e Lodeiro (B); Jones Carioca (N)

Público: 6.567

Renda: R$ 147.970,00