Futebol Nacional
None

Série A

Náutico tem a chance de sair do Z4 se vencer os dois próximos confrontos

Primeiro desafio do time alvirrubro será fora de casa contra o Criciúma, nesta quarta-feira

postado em 14/08/2013 10:11 / atualizado em 14/08/2013 16:36

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
No início da semana, o técnico Zé Teodoro falou sobre a possibilidade do Náutico sair da zona de rebaixamento. Uma crença necessária. Primeiro, porque é obrigação dele como treinador concentrar essa confiança. Segundo, porque o cargo dele depende do sucesso nessa missão. Matematicamente, é possível. Seis pontos conquistados nos dois próximos jogos e o Timbu pode respirar. O desafio é transformar a teoria em prática.

E, na prática, o Náutico ainda não é um time que inspira confiança. Dois jogos se passaram desde a vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, quando “o campeonato começou” para Zé Teodoro. O bom futebol daquela partida não se repetiu diante de Goiás (derrota por 2 a 1) e Atlético-MG (empate em 0 a 0). Para cumprir a primeira parte do desafio, hoje, às 19h30, contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, o Timbu tem que provar que a atuação daquele dia não foi somente um lampejo.

Vencer hoje é o primeiro passo para sair do Z4. Um passo que significa sair da lanterna. O Criciúma é um adversário direto. Com uma vitória, o Náutico deixa o Tigre para trás. E então pode voltar para casa com mais confiança para finalizar a missão, sábado, contra o Fluminense. Em apenas quatro dias, o Timbu pode dar uma guinada na Série A.

É por isso que essa semana é considerada tão importante por Zé Teodoro. Para o futuro do Náutico e dele próprio. “Podemos tirar a diferença, por isso será a semana mais importante para a gente aqui. Vamos buscar esses pontos para, se não sair, pelo menos ficar perto da saída da zona de rebaixamento”, afirmou o treinador, esperançoso. Atualmente, o Timbu está a quatro pontos do Atlético-MG, time que abre a zona de queda.

Zé Teodoro também chamou atenção para o fato de o Náutico ser um time em “arrumação”. A instabilidade no futebol apresentado pela equipe está diretamente ligada à série de mudanças no time titular. Até agora, o treinador não encontrou a escalação ideal. Hoje, novas alterações. Ele tem a volta do lateral esquerdo Eltinho, após passar três rodadas tendo que improvisar no setor. Mas perde Derley, suspenso.

Rodrigo Souto deve permanecer no time, ficando com a vaga de Derley, enquanto Dadá volta ao meio-campo. Na defesa, Jean Roth retorna, recuperado de uma conjuntivite. Na frente, a principal dúvida: Rogério ou Olivera? Os dois vêm se revezando na titularidade.


Adversário

Há cinco jogos sem vencer (quatro derrotas e um empate), a crise bate à porta do Criciúma. A queda de rendimento levou o time à zona de rebaixamento. A torcida exige mudanças. E a diretoria prometeu agir. Após a partida com o Náutico, independentemente do resultado, uma lista de dispensas será divulgada. Para o jogo de hoje, o técnico Vadão fez diversas alterações. Wellington Paulista, com tudo certo com um clube do Oriente Médio, pode ficar de fora. Se ele não jogar, Moraes o substitui.

O que o Timbu vai precisar


Para sair da zona de rebaixamento, o técnico Zé Teodoro traçou o objetivo de vencer os dois próximos jogos. Ano passado, o Náutico conseguiu essa sequência mínima três vezes. Em todos os casos, porém, foram em partidas em casa. Agora, o Timbu enfrenta o Criciúma fora e só depois joga na Arena Pernambuco

6/10 Náutico 2 x 1 Corinthians
29/9 Náutico 2 x 1 Atlético-GO

18/8 Náutico 1 x 0 Bahia
15/8 Náutico 3 x 0 São Paulo

17/6 Náutico 1 x 0 Grêmio
10/6 Náutico 3 x 2 Botafogo