Futebol Nacional
None

Nova tentativa

Com Jorginho, Náutico tentará recomeço

Depois da derrota para o Criciúma por 3 a 0, Zé Teodoro é demitido e ex-técnico do Bahia assume o time hoje

postado em 15/08/2013 08:56 / atualizado em 15/08/2013 09:02

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Fernando Ribeiro/Futura Press
A demissão de Zé Teodoro só foi oficializada minutos depois do apito final da derrota por 3 a 0 do Náutico para o Criciúma, ontem, no Heriberto Hülse. Mas estava moralmente sacramentada desde o fim do primeiro tempo, quando o Timbu teve atuação pífia e sofreu três gols com uma impressionante inércia. Apenas um milagre salvaria o cargo do treinador àquela altura. O que não aconteceu. Pouco mais de uma hora depois do fim da partida, a direção alvirrubra anunciou a contratação de Jorginho, ex-Portuguesa-SP e Bahia. O novo treinador tem chegada prevista para hoje, onde será apresentado ao elenco.

A conversa com Jorginho foi rápida e os demais diretores foram consultados por meio de um grupo no WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens simultâneas pelo celular. Segundo Paulo Wanderley, a conversa com o treinador foi rápida e o acerto foi fechado por volta das 23h30. Ou seja, o Timbu ficou sem técnico por apenas cerca de uma hora. “Jorginho mostrou muita disposição de vir e foi exatamente por isso que fechamos tão rápido. Com certeza, vai nos ajudar a sair dessa situação incômoda”, afirmou o dirigente.

Fracasso


Zé Teodoro dirigiu o Náutico em sete jogos. Perdeu cinco, empatou um e venceu outro. Foi embora deixando a sensação de tempo perdido. Nesse período, houve a parada para a Copa das Confederações e dois jogos do Brasileiro adiados, que proporcionaram dez dias livres para trabalhar a equipe. A evolução do time dentro de campo foi imperceptível. A única vitória, 3 a 0 sobre o Internacional, quando o “campeonato começou” para o treinador, se mostrou apenas um lampejo.

Durante muito tempo, Zé Teodoro pediu tempo e tranquilidade. O fez até os últimos minutos em que foi treinador do Náutico. Na entrevista concedida após a derrota para o Criciúma, voltou a pedir calma. Impossível. Ele trilhou um caminho de desculpas para justificar os seguidos fiascos. Falou da necessidade de reforços, da volta de jogadores machucados. Quando teve o que queria, e a situação não foi resolvida, reclamou da falta de tempo para trabalhar.

Zé Teodoro vai embora sem ter sido unanimidade dentro da própria diretoria que o colocou no cargo. O reflexo é o desempenho ruim do time, afundado na lanterna do campeonato, com oito pontos, a sete de distância do Santos, último antes do Z4.

Ficha

Criciúma
3
Helton Leite; Suelington, Matheus Ferraz, Leonardo (Ozéia) e Marlon; Serginho (Amaral), Gilson, João Victor (Leandro Brasília) e Ivo; Lins e Wellington Paulista. Técnico: Vadão
X
Náutico 0
Ricardo Berna; Auremir, Jean Rolt, William Alves e Eltinho; Rodrigo Souto (Peña), Elicarlos, Dadá (Rogério) e Tiago Real; Maicon Leite e Olivera (Jones Carioca). Técnico: Zé Teodoro

Estádio: Heriberto Hulse. Árbitro: Diego Almeida Real (RS). Assistentes: Bruno Salgado Rizo (SP) e Tatiane Sacilotti (SP). Gols: João Victor, Gilson e Leonardo (CRI). Cartões amarelos: João Victor (CRI) e Eltinho (NAU). Público: 8.714. Renda: não divulgada.

Os números de Zé Teodoro
7 Jogos
1 Vitória
5 Derrotas
1 Empate
4 Pontos
19% de aproveitamento

Os jogos
Náutico 1 x 3 Ponte Preta
Cruzeiro 3 x 0 Náutico
Botafogo 2 x 0 Náutico
Náutico 3 x 0 Internacional
Goiás 2 x 1 Náutico
Náutico 0 x 0 Atlético-MG
Criciúma 3 x 0 Náutico

O velho e batido discurso


Zé Teodoro deu duas entrevistas após a derrota por 3 a 0 para o Criciúma. Na primeira, ainda como técnico do Náutico, ele chegou a afirmar que, se fosse diretor do clube, não o demitiria e daria sequência no trabalho. Na segunda, já havia sido comunicado que estava demitido. Não foi o suficiente para que ele mudasse o discurso confiante.

O treinador parece convicto de que teve pouca participação do insucesso do clube. Isso ficou claro nas palavras dele, antes da demissão. “Estou consciente do projeto que vim implantar aqui. Estou tentando arrumar, consertar, mas sei que é difícil. Pegar pronto é uma beleza. Para montar, melhorar e dar um crescimento ao time é complicado”, afirmou o técnico.

Após ser comunicado da demissão, Zé Teodoro se manteve convicto no planejamento dele à frente do Náutico. Lamentou a demissão e agradeceu pela oportunidade. “É lamentável minha demissão, porque acreditava no planejamento. Mesmo assim, quero agradecer a todos aqui”, afirmou o treinador, que finalizou reinterando a confiança. Dessa vez, em si mesmo. “Quero voltar à Série A, porque sei que é a divisão onde eu tenho condições de trabalhar”