Futebol Nacional
None

Missão ingrata

Jorginho será pressionado a fazer, em pouco tempo, o Náutico reagir na Série A

Novo treinador será apresentado, nesta sexta-feira, no CT do time alvirrubro

postado em 16/08/2013 09:29

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

ERIK SALLES/BA PRESS/FUTURA PRESS
A contratação de Jorginho como treinador foi, provavelmente, a última cartada do Náutico para se salvar na Série A. Com a passagem de Zé Teodoro no comando, a equipe desperdiçou um precioso tempo, se afundando na classificação. A missão do novo treinador é árdua. É preciso recuperar o tempo perdido. Qualificar, treinar e organizar o grupo de jogadores para jogar como um verdadeiro time, algo que o seu antecessor não conseguiu fazer em nenhum momento dos dois meses em que esteve no clube.

Jorginho chegou ontem à noite ao Recife e hoje pela manhã se reúne com o presidente Paulo Wanderley e membros do colegiado de futebol. Discutem as primeiras ações a serem executadas para salvar o Náutico. À tarde, será apresentado ao grupo de jogadores no CT Wilson Campos e à imprensa. Mudanças no elenco não estão descartadas. Tudo vai depender da avaliação do técnico. “Vamos deixar o treinador chegar primeiro. Mas, provavelmente, vamos mexer no elenco. Conversamos sobre isso”, afirmou o presidente.

O que Jorginho irá encontrar hoje à tarde: um time com uma defesa que sofre muitos gols e um ataque que marca poucos. Um elenco limitado, montado de maneira desordenada, mas que já mostrou, na base da superação, ser capaz de fazer boas apresentações, como a vitória sobre o Internacional. Para isso, no entanto, tem que ir ao seu limite. Tirar o melhor desse grupo de jogadores é a missão primordial do novo treinador. Definir um esquema de jogo e formar uma base vêm em seguida.

Sem tempo
Para isso, no entanto, ao contrário do seu antecessor, Jorginho não terá tempo. Entre o fim de julho e o início de agosto, Zé Teodoro teve dez dias livres para treinar, em virtude do adiamento de dois jogos. Ele não terá essa benesse. Assume hoje, e amanhã já tem a partida contra o Fluminense, na Arena Pernambuco. É impossível fazer ajustes já para este jogo. Para escalar o time terá, provavelmente, a ajuda dos auxiliares da casa, Kuki e Levi Gomes.

Alguma notícia boa espera o novo treinador? Sim. O Náutico terá a volta de Derley, após cumprir suspensão. Martinez e Magrão, recuperados fisicamente, devem ficar à disposição. O primeiro não joga desde a quarta rodada do campeonato, por conta de uma lesão no quadril. Não será uma peça ou outra a fazer a diferença neste momento. Mas são reforços. E na atual situação do Timbu qualquer ajuda é bem-vinda. Jorginho vai ver isso hoje.

O time

De volta ao trabalho

O elenco do Náutico retorna aos trabalhos na tarde de hoje, no CT Wilson Campos, após uma longa e cansativa viagem de volta de Criciúma – os alvirrubros tinham chegada prevista para a meia-noite de ontem. Junto com a delegação veio o ex-técnico Zé Teodoro, que preferiu vir ao Recife para acertar os detalhes da sua saída do Timbu.
Hoje, o elenco conhecerá o novo técnico, Jorginho. Os jogadores que atuaram diante do Criciúma devem fazer apenas uma recuperação física. Os demais farão um trabalho de campo, já sob o comando do novo treinador. O volante Elicarlos (foto) acredita que a chegada do comandante dará um novo ânimo ao elenco. “Espero que dê uma animada no grupo para que tenhamos a possibilidade de reagir na competição”, afirmou.