Futebol Nacional
None

SÉRIE B

Náutico e Santa Cruz iniciam maratona de jogos na Série B e vão precisar de físico e elenco forte

Timbu recebe o Boa Esporte neste sábado, enquanto o Tricolor visita o Paraná

postado em 28/08/2015 22:00 / atualizado em 28/08/2015 22:00

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco , Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Rafael Brasileiro/DP/D.A.Press - Nando Chiappetta/DP/D.A.Press
A partir de então, a rotina na Série B vai ficar mais desgastante para os jogadores dos clubes participantes. Não haverá mais semanas cheias de descanso nas próximas seis rodadas, que irão até metade de setembro - até onde a tabela foi destrinchada pela CBF. Será agora uma média de um jogo a cada três dias e 18 importantes pontos em disputa. A estafante maratona se inicia às 16h30 deste sábado para os dois clubes do estado. Enquanto o Náutico recebe o Boa Esporte, na Arena Pernambuco, o Santa Cruz visita o Paraná, no Durival de Britto. Uma boa preparação física e um elenco forte tornam-se desde já ainda mais mais fundamentais para as equipes chegarem ao acesso.

Antes das partidas de hoje, Náutico e Santa Cruz tiveram a última semana livre para treinar e, consequentemente, para uma preparação mais adequada. O Náutico aproveitou o tempo para recuperar um atleta lesionado, caso do zagueiro Fabiano Eller - melhor de uma contusão na coxa direita que o deixou inativo há duas partidas.

CONFIRA A SEQUÊNCIA DE JOGOS DE NÁUTICO E SANTA NA SÉRIE B

Rafael Martins/Esp.DP/D.A.Press
Já de olho na maratona, Lisca, inclusive, trabalhou com três times distintos em alguns momentos e se mostrou confiante com os novos desafios da Série B. Mas pondera e crê que agora será natural a perda de peças devido ao ritmo puxado que vai ser obrigado a enfrentar. “Com certeza, iremos revezar jogadores. Por isso, quem tiver o grupo mais qualificado, mais parelho, e não sofrer com essas substituições é quem vai estar melhor”, avisou o comandante alvirrubro

O tricolor Marcelo Martelotte, por sua vez, preferiu aproveitar os dias livres de partidas para testar exaustivamente o recém-promovido Marcílio no time, dando-lhe chance entre os titulares contra o Paraná. O treinador coral reforça as palavras do técnico do rival e também julga que irá ter mais desfalques que o habitual até, pelo menos, o fim da primeira quinzena de setembro. “Vai ser puxado. No meio desta maratona, vai ter que utilizar outros jogadores, além dessa base atual. Vai ser praticamente impossível manter as escalações pela quantidade de jogos que vamos ter.”

Preparação física em dia
Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Press

Tempo para treinar será algo escasso nos próximos dias e Náutico e Santa Cruz. Portanto, o departamento físico de ambos os clubes já vinham realizando trabalhos que já visavam a este momento mais pesado do campeonato. Não se surpreenda se, nos próximos dias, descanso e regenerativo sejam mais comuns que os treinos com bola.

“Planejamos estas duas próximas semanas com muito cuidado na carga de trabalho, mas dando atenção ao treinamento de força preventivo e funcional. Teremos nossa sequência mais delicada do campeonato. É um tempo de recuperação muito curto e com viagens longas.” Ricardo Seguins, preparador físico do Náutico.

“Essa última semana foi já preparatória para este mês sobrecarregado. Vamos ter um controle ainda maior com alimentação junto ao departamento de nutrição e com recuperação após os jogos nos trabalhos regenerativos. Naqueles atletas que tiverem constatado um cansaço maior, vamos decidir em conjunto com o restante da comissão técnica se ele permanecerá no time.” Jaílton Cinta, preparador físico do Santa Cruz

Quem deve integrar o grupo em setembro

Náutico

Elivelton - zagueiro (recondicionamento físico após cirurgia no tendão de aquiles)
Dakson - meia (em recuperação após lesão na coxa direita)
Guilherme Biteco - meia (em recuperação após lesão na coxa esquerda)
Caio Matias - meia (aguardando regularização)
Jackson Caucaia - meia (aguardando regularização)

Santa Cruz
Raniel - meia (suspenso pelo STJD até 15 de setembro por uso de cocaína)
Renatinho - meia (em transição para o físico depois de machucar coxa esquerda)
Diogo Campos - atacante (recondicionando-se fisicamente para estrear)
Bruno Mineiro - atacante (em preparação física após lesão na coxa direita)

Fichas


Náutico x Boa Esporte


Náutico
Júlio César; Lucas Farias, Rafael Pereira, Fabiano Eller e Gaston; João Ananias, Willian Magrão, Marino e Rogerinho; Douglas e Daniel Morais (Hiltinho). Técnico: Lisca.

Boa Esporte
Andrey; Moacir, Raphael Silva, Wallace e Pirão;  Gabriel Dias, Alê, Chapinha (Bruno Felipe) e Clebson; Felipe Alves e Tadeu. Técnico: Nêdo Xavier.

Estádio:
Arena Pernambuco, em São Lourenço.
Horário: 16h30
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Victor Oliveira Cruz e Daniel Vidal Pimentel (ambos de SE)

Paraná x Santa Cruz

Paraná
Felipe Alves; Ricardinho, Luiz Felipe, Luciano Castán e Rafael Carioca; Fernandes, Rafael Costa e Danielzinho; Carlinhos (Fernando Viana), Guga e Carlão. Técnico: Fernando Diniz.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Vitor, Neris, Danny Morais e Marlon; Moradei, Marcílio, João Paulo, Lelê e Anderson Aquino; Grafite. Técnico: Marcelo Martelotte.

Estádio: Durival de Britto (Curitiba-PR)
Horário: 16h30
Árbitro: Wagner Reway (MT) - Fifa
Assistentes: Paulo César Silva Faria (MT) e Marcelo Grando (MT)