Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Diretor do Náutico confirma sondagem por Adriano, mas que só houve um contato inicial

Segundo Emerson Barbosa, empresário do atacante se mostrou aberto à negociação

postado em 05/05/2016 18:00 / atualizado em 05/05/2016 17:57

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Fabricio Marques / Divulgação
A brincadeira agora ficou séria. No começo do ano, quando a torcida do Náutico se mobilizou através das redes sociais para tentar convencer o centroavante Adriano a assinar com o Alvirrubro, a direção do clube tratou a iniciativa com bom humor. Os dirigentes timbus não levaram a sério o que consideravam ser uma mera brincadeira dos torcedores. Cinco meses depois, o que antes fora publicamente descartado sem sequer ter sido cogitado seriamente, já não é mais tão improvável de se tornar real. Na manhã desta quinta-feira, o diretor de futebol alvirrubro Emerson Barbosa conversou com Luiz Cláudio Menezes, agente do “Imperador”, e as portas para uma eventual chegada de Adriano ao Náutico foram abertas.

No último domingo, Adriano estreou com a camisa do Miami United, franquia da qual é acionista e que disputa a National Premier Soccer League (NPSL) - correspondente à quarta divisão dos EUA. Logo após a partida, o atacante veio ao Brasil e já comunicou ao clube norte-americano que não vai participar da partida que acontece neste fim de semana. Sabendo da insatisfação do jogador com algumas situações na equipe da Flórida, o diretor alvirrubro Emerson Barbosa tomou a iniciativa de saber junto de seu agente acerca da possibilidade da vinda do “Imperador” ao Náutico. E recebeu um aceno positivo para que as negociações possam ser iniciadas.

“A gente vem sempre acompanhando as movimentações do mercado. Procurei entrar em contato com o empresário dele para entender se havia espaço para conversar”, começou por explicar o dirigente timbu. “Lá ele é acionista do clube. Mas não descartou as possibilidades de um projeto interessante. E está disponível”, prosseguiu Barbosa, que falou sobre o interesse do jogador em atuar em um clube nordestino. “Ele se mostrou muito receptivo ao Nordeste, Adriano sempre disse que a torcida nordestina e do Náutico é muito calorosa, apoiam muito as equipes”, acrescentou.

Barbosa, contudo, fez questão de esclarecer que tudo não passa de “uma situação muito embrionária”, que sua conversa com o agente de Adriano “foi apenas uma consulta”. Por essa razão, sequer foi falado sobre a questão financeira. “Não tratamos de números”, assegurou, embora considera que a questão financeira não viria a ser um problema para uma negociação futura. “Pelo que eu tenho conhecimento pela imprensa, não seria um patamar impossível de se conversar”, disse. “Mas, obviamente, seria preciso ter um plano muito forte de marketing, para tentar viabilizar uma contratação de um jogador como ele”, reconheceu.

Além de um plano de marketing, o Náutico também pensaria em um contrato de risco. “Não tratamos desse assunto, mas é natural que você proponha um contrato de performance. Para ser bom para o clube e o atleta”, afirmou, citando experiências de Ronaldo, Ronaldinho como exemplos.

Falta conversar com Gallo
Além de ter sido apenas uma sondagem, sem discussão acerca de questões financeiras e contratuais, Emerson Barbosa ainda faz questão de lembrar que é preciso ter o aval do técnico Alexandre Gallo à contratação. E não só. “Tem que ter o envolvimento do treinador, do presidente”, reconhece. “Como a gente tem reuniões constantes, os nomes que a gente tem como consenso, a gente realmente parte para definir. Mas quando a gente observa uma possibilidade no mercado, a gente tem liberdade para entrar em contato. Mas não entra em valores, nem fecha contratação sem falar com o restante da diretoria”, explicou.