Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Em pior momento na Série B, Náutico tem jogo-chave contra o Ceará para voltar a crescer

Equipe alvirrubra não vence há três jogos e quer retomar posto no G-4

postado em 24/06/2016 19:30 / atualizado em 24/06/2016 17:03

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/Esp. DP
Após um começo oscilante na Série B, o Náutico engatou uma sequência de cinco jogos sem perder. Quatro vitórias e um empate que colocaram o time como um dos fortes candidatos ao acesso à Série A. Mas veio o breque. Os três jogos sem vencer custaram a posição no G4 e colocaram o Timbu diante do seu momento mais desafiador, até o momento, na Série B: vencer o Ceará no Castelão, duelo marcado para as 16h30 deste sábado, para recuperar o terreno perdido.

“Acelerar”, nesse caso, tem um sentido metafórico, de engatar outra boa sequência de bons resultados, mas também literal, de acelerar em campo. A expectativa é que o Náutico volte a fazer o que vinha fazendo melhor na competição: “matar” os adversários na velocidade do seu contra-ataque. “Temos que ter uma postura inteligente não dar espaços para não deixar o adversário jogar. Temos que marcar forte e aproveitar a velocidade do nosso contra-ataque”, afirmou o zagueiro Rafael Pereira.

Para isso, o time possui um reforço importante. O atacante Bergson volta ao time após cumprir suspensão. Para ele, o momento é de o Náutico marcar o seu espaço como candidato ao G4. Até considera o empate como um resultado bom, pela circunstância de jogar como visitante. Mas quer a vitória. “Sabemos que o campeonato afunila e começa a ter a sua cara a partir de agora. Acho que não podemos entrar com a possibilidade do ‘se’. Temos que entrar e fazer nosso resultado. Para quem quer brigar lá em cima, um empate não é ruim. Sabemos que se ganharmos vamos passar eles e podemos até voltar ao G4”, lembrou o atacante.


Estreia
Além de ter Bergson de volta ao time, o técnico Alexandre Gallo pode promover mais uma mudança no time escalando o meia Hugo, que foi regularizado, apresentado de forma oficial e reúne condições de jogo. Resta saber como Gallo vai utilizá-lo. Saindo do banco no decorrer da partida ou como titular. A posição é que já parece estar bem definida, pois em sua estreia, o atleta deixou claro que quer atuar como meia - cogita-se a possibilidade de ser utilizado como atacante.

Independentemente de quando será aproveitado, Hugo mostrou que pode contribuir com o processo de reaceleração do Náutico, apesar de possuir um estilo de jogo distinto. “Eu posso ajudar orientando os meninos durante o jogo e procurando cadenciar também a partida. Às vezes é necessário segurar mais a bola. Nosso time é jovem e corre muito com a bola. Imagina se souber controlar? Vai correr até bem mais”, afirmou, analisando o empate alvirrubro com o Brasil de Pelotas.

Mistério no Ceará
Se o momento do Náutico é de estagnação, o Ceará vem numa crescente. Nas últimas três rodadas, foram duas vitórias e um empate. A equipe subiu na classificação, ultrapassou o Náutico e entrou no G4. E terá força máxima para o jogo de hoje. A escalação, entretanto, não foi confirmada pelo técnico Sérgio Soares, que fechou os portões do último treino da equipe antes do duelo.

Ficha do jogo

Ceará
Éverson; Eduardo, Valdo, Charles e Tallyson; João Marcos, Richardson, Felipe e Wescley; Rafael Costa e Rafinha. Técnico: Sérgio Soares

Náutico
Júlio César; Joazi, Rafael Pereira, Eduardo e Mateus Muller; Gaston, Cal (Gustavo Henrique) e Hugo (Renan Oliveira); Rony, Jefferson Nem e Bergson. Técnico: Alexandre Gallo.

Estádio: Castelão (Fortaleza-CE). Horário: 16h30. Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE). Assistentes: Vaneide Vieira de Gois e Daniel Vidal Pimentel (SE).