Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Herdeiro do gol no Náutico, Jefferson supera o rendimento de Tiago Cardoso na Série B

O jovem de 24 anos soma nove partidas no Brasileiro e tem média de um gol sofrido por jogo, menor que a de Tiago, que somava 1,38 por partida

postado em 23/08/2017 16:10 / atualizado em 23/08/2017 16:11

Mandy Oliver/Esp.DP
No início do ano, a diretoria do Náutico não esperava ter Jefferson como o goleiro titular para a reta decisiva da Série B. Os planos para o jovem de 24 anos visavam que ele pudesse maior adquirir experiência com Tiago Cardoso - a principal contratação do clube no ano -, ou até substituí-lo em casos de lesão e suspensão. Quadro que vinha se desenhando até Tiago, inesperadamente, deixar o clube bem no meio da temporada e jogar a responsabilidade nas mãos de Jefferson. O jovem segurou a oportunidade e, melhor, vem apresentando um rendimento maior até que o do seu antecessor nesta Série B.

O goleiro prata da casa já soma nove partidas na meta timbu pela competição, divididas em duas sequências. Na primeira delas, com cinco jogos, o goleiro sofreu oito gols. Rendimento ruim, tal qual o do restante do time. Já na segunda, após um hiato de dez jogos e com o setor defensivo mais estruturado, Jefferson obteve o seu melhor rendimento, com apenas um gol sofrido em quatro jogos. Na soma geral, um rendimento de um gol sofrido por partida. Indicador regular, porém, mais baixo que o 1,38 gol por jogo (quatro tentos a cada três partidas) de Tiago Cardoso no Brasileiro.

O jovem reconhece o peso da responsabilidade de ajudar o Náutico a evitar o rebaixamento, mas se mostra “tranquilo” para desempenhar um bom papel. “Num momento como este, temos que estar tranquilos. Se ficar com o peso em cima, pela situação e pelas circunstâncias em que as coisas aconteceram, vai atrapalhar. Estou tranquilo”, afirma o goleiro, antes de apontar o preparador de goleiros Washington Araújo e o técnico Roberto Fernandes como peça importantes para o seu desenvolvimento. “O Washington vem sempre conversando comigo e o professor (treinador) já passou bastante confiança no meu trabalho e no de todos que estão aqui. Agora é dar sequência.”

Naturalidade

Mesmo com o respaldo ao jovem, a comissão técnica reconhece e espera sanar a necessidade de ter mais um goleiro no elenco, até para agregar maior experiência aos quatro atletas formados na base. Jefferson encara a situação naturalidade e confiança. “É uma coisa normal, ainda mais quando se joga num clube de grande cobrança, como é o Náutico, isso sempre acontece. Me sinto preparado. Se vier ou não, sigo fazendo o meu trabalho igual ao Sérgio, o Bruno e o Renan estão fazendo.”

O goleiro ainda teceu elogios aos seus companheiros e planeja encerrar a temporada como titular. “Apesar de serem novos e não terem jogado ainda, são goleiros que estão preparados. Isso só vai saber quando realmente precisar, em alguma oportunidade, mas estou trabalhando para que não precise, para que eu possa dar sequência até o final do ano. Fica a cabo da diretoria. O Roberto já passou bastante confiança e eu vou continuar trabalhando e deixar as coisas acontecerem", disse.

Jefferson na Série B

9 jogos
9 gols sofridos
Média: 1 gol por jogo
2 vitórias
3 empates
4 derrotas

Tiago Cardoso na Série B

13 jogos
18 gols sofridos
Média: 1,38 gol por jogo ou 4 a cada 3 partidas
2 vitórias
3 empates
8 derrotas