Futebol Nacional
None

BRASILEIRÃO

Para sair da degola, Palmeiras recebe rival que não derrotou na Série B

Time pega a Chapecoense às 19h30 desta quinta-feira (2) no Pacaembu

postado em 01/10/2014 22:11

Gazeta Press

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Nesta quinta-feira, mais uma vez, o Palmeiras depende apenas de seu resultado para terminar a rodada fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mas precisará fazer algo que não conseguiu nem na tranquila campanha na Série B do ano passado: vencer a Chapecoense, rival no jogo das 19h30 (de Brasília) desta quinta-feira, no Pacaembu.

O clube catarinense ficou com o vice-campeonato na edição da segunda divisão vencida pelo Verdão em 2013, e foi quem mais deu trabalho. No primeiro turno, no Pacaembu, Fernando Prass fez milagre e o Palmeiras parou também na trave em sofrível atuação em empate sem gols. Na última rodada, cheio de reservas, os comandados de Gilson Kleina perderam por 1 a 0 e o clube de Chapecó se tornou o único a não levar gol do campeão.

Já na Série A, em 25 de maio, a Chapecoense se aproveitou do fraco desempenho do rival, então sob comando interino de Alberto Valentim e observação de Ricardo Gareca, para vencer por 2 a 0 em Santa Catarina. E os sulistas ainda preocupam porque, na capital paulista neste ano, já venceram o São Paulo no Morumbi e empataram com o Corinthians em Itaquera.

Por conta desse histórico, Dorival Júnior resolveu compactar o Palmeiras. Promoveu as voltas do zagueiro Lúcio e do lateral esquerdo Juninho, alterou o esquema para o 4-4-2 e armou losango no meio-campo com Marcelo Oliveira, Victor Luis e Wesley como volantes e, na frente, apostando na criatividade de Bruno César, que pode ser trocado por Valdivia caso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) invalide temporariamente a suspensão do chileno.

O objetivo é que, mesmo com mudanças, o atual 17º colocado, enfim, também vença além de convencer, como na derrota de domingo, para o Figueirense. “O Palmeiras está encontrando a consistência do jogo e já melhorou muito, mas precisamos de definição. Quando ela sair com naturalidade maior, os resultados podem acontecer”, falou Dorival.

Para a partida, o técnico não poderá contar com o zagueiro Nathan, suspenso por ter sido expulso na última rodada, e com o goleiro Fernando Prass, os zagueiros Victorino, Wellington e Thiago Martins, os volantes Eguren e Renato, o meia Mazinho e o atacante Rodolfo, todos em recuperação de problemas físicos.

Mas, mesmo com tantos desfalques, e sendo o time que mais tem derrotas (14) e gols sofridos (39) nas 25 rodadas já disputadas, basta ao Palmeiras vencer para igualar a pontuação da Chapecoense e superá-lo no número de vitórias. Assim, não precisa torcer contra ninguém na sequência da rodada, no fim de semana, para ficar fora da zona de rebaixamento.

O rival, apesar do recente histórico de dificuldade nos confrontos diretos, vive momento de instabilidade, já que só somou cinco dos últimos 12 pontos que disputou. O técnico Jorginho, no entanto, conta com a chance de manter a base da escalação e, no time que empatou com o Criciúma no sábado, mexerá apenas por conta da suspensão do volante Bruno Silva, que pode ser substituído por Wanderson ou Diones.

A ordem do treinador é jogar no ataque para não dar chances aos anfitriões. “Com certeza teremos grandes dificuldades, mas precisamos atuar no campo deles, para poder tirá-los de perto do nosso gol. Um resultado positivo será de grande valia porque o Palmeiras é um concorrente muito forte, não podemos deixá-los encostar em nós”, falou Jorginho.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CHAPECOENSE


Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 2 de outubro de 2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho e José Javel Silveira (ambos do RS)
Assistentes adicionais: Jean Pierre Goncalves Lima e Diego Almeida Real (ambos do RS)

PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Lúcio, Gabriel Dias e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley e Bruno César (Valdivia); Diogo e Henrique
Técnico: Dorival Júnior

CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Grolli, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Wanderson (Diones), Ricardo Conceição, Zezinho e Camilo; Fabinho Alves e Leandro
Técnico: Jorginho