Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Clássico Vovô no Mané: Botafogo x Fluminense confirmam partida em Brasília

De passagem pela capital do país, o presidente do alvinegro, Maurício Assumpção, fecha acordo para mandar no Estádio Nacional de Brasília o duelo contra o time de Laranjeiras, em 17 de agosto, pela 15ª rodada

postado em 25/07/2014 23:59 / atualizado em 26/07/2014 00:00

Marcos Paulo Lima /Correio Braziliense


Edilson Rodrigues/CB/D.A Press


A ressaca do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha depois de receber sete partidas da Copa do Mundo tem dia e hora para acabar. Na passagem por Brasília, ontem, para o encontro dos principais clubes do país com a presidente da República, Dilma Rousseff (leia matéria abaixo), o mandatário do Botafogo, Maurício Assumpção, bateu o martelo com o Governo do Distrito Federal e mandará na capital o Clássico Vovô de 17 de agosto contra o Fluminense, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa da diretoria é anunciar a carga de ingressos e os pontos de venda até segunda-feira.

O Botafogo receberá um jogo no DF pela segunda vez desde a reinauguração da arena que leva o nome do maior ídolo alvinegro. No ano passado, empatou por 1 x 1 com o Goiás no Mané Garrincha. Por sua vez, o Fluminense se exibirá no novo estádio pela primeira vez. Dos quatro grandes do Rio, o tricolor das Laranjeiras é o único que ainda não mandou um confronto em Brasília. A CBF tem até 7 de agosto para oficializar a partida na tabela. Ontem, representantes do clube carioca assinaram o contrato para a realização da partida em Brasília. O diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, aguarda a minuta.

Para confirmar o jogo no Mané Garrincha, a diretoria do Botafogo teve o aval do presidente da Federação do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, e do Consórcio Maracanã S/A, com quem o Glorioso tem um acordo por 35 anos. O clube de General Severiano voltou a mandar seus jogos no Mário Filho desde o fechamento do Engenhão para a reforma estrutural da cobertura do estádio.
A vinda de um clássico carioca para o DF não é novidade na era do novo Mané. No ano passado, os dois confrontos entre Flamengo e Vasco na Série A foram aqui. Em 2013, o Botafogo também mandou um clássico distante do Rio. O alvinegro derrotou o Fluminense por 1 x 0 na Arena Pernambuco.

Brasília será a oitava cidade fora do estado do Rio de Janeiro a receber o clássico de futebol mais antigo do país — o quarto do continente. Em 1953, os arquirrivais chegaram a se enfrentar no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O duelo também fez uma turnê por Ribeirão Preto (SP), por Belém e até em Berna, em um Torneio de Verão disputado na Suíça. O clássico disputado pela primeira vez em 27 de agosto de 1905 passou ainda por cidades como Cariacica (ES) e Juiz de Fora (MG).

Intertítulo: Outros jogos
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, também pretende trazer mais jogos do time rubro-negro para o DF neste Campeonato Brasileiro. Uma das partidas em pauta é contra o Sport, em 10 de agosto. No entanto, o treinador Vanderlei Luxemburgo trava a negociação. O novo comandante rubro-negro. Questionado na quinta-feira sobre as partidas fora do Rio, ele deu a entender que pretende contar com a pressão da torcida rubro-negra no Maracanã. “Esse assunto nós vamos discutir com a diretoria. Existe uma situação complicada. Nem tudo que um pensa é certo. É assunto interno. Não adianta falar o que eu penso, mas o que nós pensamos. Há uma série de interesses”, disse Luxemburgo. Na primeira rodada, o rubro-negro empatou por 0 x 0 com o Goiás no Mané Garrincha.

O presidente do Bragantino, Marquinhos Chedid, tentou trazer para o Mané Garrincha o duelo contra o São Paulo, em 13 de agosto, pela terceira fase da Copa do Brasil, mas a negociação não evoluiu e a partida foi confirmada para Ribeirão Preto. A intenção da diretoria do clube paulista era faturar com a exibição do meia Kaká, do São Paulo, em Brasília, onde nasceu.

Numeralha
63.501
Número de pagantes jogo Santos 0 x 0 Flamengo, em 2013: recorde de público do novo Mané Garrincha em uma partida entre dois clubes

Estatísticas e curiosidades

Quando o clássico foi fora do Estado do Rio

3/2/1953 - Botafogo 2 x 1 Fluminense (Montevidéu-URU)
6/6/1965 - Botafogo 1 x 3 Fluminense (Ribeirão Preto-SP)
8/5/1966 - Fluminense 4 x 3 Botafogo (Belém-PA)
12/6/1989 - Botafogo 2 x 0 Fluminense (Berna-SUÍ)
3/12/1965 - Fluminense 1 x 1 Botafogo (Cariacica-ES)
6/10/2001 - Botafogo 1 x 2 Fluminense (Juiz de Fora-MG)
7/7/2013 - Botafogo 1 x 0 Fluminense (São Lourenço da Mata-PE)
17/8/2014 - Botafogo x Fluminense (Brasília-DF)