Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Botafogo e Cruzeiro fazem choque de opostos no Maracanã

postado em 01/08/2014 22:20

Gazeta Press

No segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, Cruzeiro e Botafogo fizeram uma espécie de final antecipada e os mineiros ganharam por 3 a 0, com autoridade, em Belo Horizonte (MG). Tal fato foi um indício de como eles estariam no reencontro, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 13ª rodada da edição deste ano. Ambos buscam a vitória, mas por motivos completamente diferentes.

O Cruzeiro, atual campeão, manteve um ritmo forte, fez poucas mudanças no elenco e já lidera a classificação atualmente com 28 pontos. Vem de quatro vitórias consecutivas, sendo a mais recente um sonoro 5 a 0 diante do Figueirense, no Mineirão.

Divulgação/Cruzeiro E. C.


Já o Botafogo foi caindo pelas tabelas. O elenco passado foi praticamente desmontado, os reforços não agradaram e os atletas convivem com uma grave crise financeira, causada pelos atrasos salariais. Para agravar, dentro de campo a coisa também não anda muito bem. Estacionado nos 12 pontos, o Glorioso tem que reagir após a derrota de 1 a 0 para o Flamengo, sob pena de voltar a figurar na zona de rebaixamento.

Diante de um cenário tão complicado, os botafoguenses garantem que empenho não vai faltar neste sábado e encaram a partida como uma excelente oportunidade de iniciarem uma reação. “Não está faltando empenho e estamos trabalhando muito para conseguirmos os resultados. Entendemos o ponto de vista da diretoria. O presidente não paga os salários porque não quer e sim porque toda a receita do clube está bloqueada na Justiça. O torcedor pode ter certeza de que o time vai se entregar ao máximo em campo para buscar uma vitória contra o Cruzeiro”, disse o meio-campista Carlos Alberto.

O clima de decisão também sentido pelo lado do Botafogo, que prega o "jogo perfeito" para conseguir somar três pontos, afinal de contas, a campanha do adversário merece ser respeitada. “O Cruzeiro não está na liderança por acaso. É o atual campeão, manteve a base que ergueu a taça no ano passado e ainda conseguiu se reforçar. Portanto, vem mantendo um nível alto de atuação e exigindo demais de seus jogadores. O Botafogo precisa atuar à beira da perfeição para conseguir a vitória, que se faz necessária por jogarmos em casa”, analisou o goleiro Jefferson.

Em termos de escalação, os dois times terão novidades em relação ao jogo passado. No Botafogo, o lateral esquerdo Junior Cesar, que cumpriu suspensão contra o Flamengo, reaparece na vaga de Júlio Cesar. Já o volante Aírton, que foi advertido com o terceiro cartão amarelo no clássico, fica de fora e cede seu posto para Edilson, que vai ajudar Mario Bolatti e Gabriel na marcação no meio de campo, dando mais oportunidade para Carlos Alberto encostar na dupla de atacantes.

Por falar em ataque, Yuri Mamute será mesmo barrado. O jogador, que na segunda-feira vai se apresentar ao técnico Alexandre Gallo para um período de treinos e competições com a Seleção Brasileira de juniores, não vem rendendo o esperado e está sendo hostilizado pelos torcedores. Assim, Rogério, contratado junto ao Náutico e que teve a documentação regularizada na CBF, ganhará a oportunidade de estrear, formando dupla com Emerson Sheik.

Líder isolado do Campeonato Brasileiro com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, o Cruzeiro tem um retrospecto bastante favorável diante do Botafogo. As duas equipes se enfrentaram ao todo em 81 partidas, com 34 vitórias, 25 empates e 22 triunfos do clube carioca. A Raposa marcou 117 gols e sofreu 97.

Em confrontos válidos pelo Brasileirão, o Cruzeiro também leva vantagem sobre o Botafogo. Desde 1967 foram realizados 59 partidas entre as equipes, os quais a Raposa venceu 23 e empatou outras 18 vezes, mesmo número de derrotas celestes para o clube carioca na história da competição nacional. No total, os cruzeirenses anotaram 85 gols e sofreram 71.

Para melhorar ainda mais os números em cima do Botafogo, o técnico Marcelo Oliveira poderá contar com a mesma base que goleou o Figueirense na rodada passada do Brasileiro. A única mudança na equipe será a entrada de Mayke na lateral direita, em substituição ao titular Ceará, que fica fora por conta de lesão muscular.

Além de Ceará, o zagueiro Bruno Rodrigo, o meia-atacante Júlio Baptista e o avante Borges seguem fora da equipe por motivo de contusão. Já o atacante Marquinhos ganhou a confiança do treinador celeste e será titular neste sábado, deixando Dagoberto entre os reservas. O jogador sabe que a Raposa não vai encontrar facilidade no Maracanã.

“Jogar contra o Botafogo é muito difícil, respeitamos o adversário, uma equipe que vai querer ganhar o jogo, que virá para cima. Conheço o trabalho do Mancini, sei que vai dar o melhor para o Botafogo ganhar a partida, mas temos que fazer a nossa parte”, afirmou.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO-RJ X CRUZEIRO-MG


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de agosto de 2014 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Dória, Bolívar e Junior Cesar; Mario Bolatti, Gabriel, Edilson e Carlos Alberto; Rogério e Emerson Sheik
Técnico: Vagner Mancini

CRUZEIRO: Fábio, Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart; Marquinhos e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira