Futebol Nacional
None

SÉRIE B

Com artilharia dissipada, Botafogo "visita" o Atlético-GO no Mané Garrincha

Apenas dois titulares do alvinegro ainda não marcaram gols em 2015

postado em 22/05/2015 21:27 / atualizado em 22/05/2015 21:34

Antônio Cunha/CB/D.A Press

O Botafogo volta a pisar no Mané Garrincha neste sábado (23/5), desta vez como time da Série B do Campeonato Brasileiro. Os cariocas “visitam” o Atlético-GO, às 16h30, pela terceira rodada da segundona. A equipe de Goiânia trouxe o jogo para a capital em busca de mais renda.

A temporada do Botafogo começou com a promessa de um time gregário, construído em volta de apenas um craque, o goleiro Jefferson. Sem grandes referências no setor ofensivo, o técnico René Simões apostou numa verdadeira cooperativa de gols e tem sido retribuído: 19 jogadores alvinegros já marcaram na temporada, depois do gol de Diego Giaretta na quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Figueirense.

A equipe de René tem 52 gols tá temporada. Desde o vice no Campeonato Carioca, o Bota acelerou de vez. São 10 marcados em quatro partidas, e só um jogador fez mais de um: o lateral-direito Luis Ricardo, dois. Se o time não tem um grande artilheiro, cabe ao grupo inteiro o mérito pelos 100% de aproveitamento nas duas rodadas iniciais da Série B.

Do provável time titular de hoje, apenas dois não marcaram gols na temporada: o lateral-esquerdo Pedro Rosa, que só tem uma partida oficial desde que chegou do Volta Redonda; e o volante Camacho, dois jogos, entrando no segundo tempo de ambos. O artilheiro do time em 2015 é o centroavante Bill, 10 gols em 21 confrontos.

Superioridade

Antônio Cunha/CB/D.A Press
Os números do Botafogo em 2015 são bem superiores aos do Atlético-GO, adversário de hoje. O rubro-negro vive péssima temporada: foi eliminado na primeira fase do Campeonato Goiano, sem conseguir chegar às semifinais; caiu para o América-RN na segunda fase da Copa do Brasil; e começou instável a Série B, batendo o Boa Esporte por 1 x 0 na estreia e, em seguida, levando 2 x 0 do Ceará.

De janeiro para cá, o Atlético-GO não conseguiu marcar nem a metade dos gols do Botafogo. Tem apenas 20 na temporada, feitos por 12 atletas diferentes - o atacante Juninho, artilheiro do time, só chegou a quatro até agora. Ele é presença certa no Mané Garrincha.

Cinco mudanças

No treino da manhã de sexta-feira, em Brasília, o técnico René Simões não fez mistério quanto ao time titular. Serão cinco mudanças em relação à quarta-feira, no empate em 2 x 2 contra o Figueirense, pela Copa do Brasil. “A nossa preocupação é ter um time bem fisicamente, e no Botafogo temos dois ou três jogadores com qualidade na mesma posição, então podemos tomar essas decisões com tranquilidade”, discursou o treinador René Simões.

A lateral esquerda será alterada: Pedro Rosa assume a vaga de Thiago Carleto. Daniel Carvalho, fisicamente bem, entra no lugar de Diego Jardel. “O Daniel, além da experiência, tem um nível técnico muito alto, que puxa a equipe para cima”, comentou René. E o volante Camacho, que substituiu Airton no segundo tempo do jogo de Florianópolis, vira titular. A única mudança por motivo de suspensão é a saída de Rodrigo Pimpão, que dá espaço a Lulinha.

A atividade leve no CT do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul, contou com a presença de aproximadamente 50 torcedores. O Botafogo focou em posicionamento e finalização. A comissão técnica evitou forçar os atletas que haviam jogado contra o Figueira havia menos de 48 horas.

ATLÉTICO-GO X BOTAFOGO

ATLÉTICO-GO
Márcio; Éder Sciola, Marcos Vinícius, Rafael e Sidcley; Anderson Pedra, Sérgio Manuel, Zezinho e Aílton; Juninho e Arthur
Técnico: Marcelo Martelotte

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Pedro Rosa; Willian Arão, Guilherme Camacho, Elvis e Daniel Carvalho; Lulinha e Bill
Técnico: René Simões

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)