Futebol Nacional
None

GRANADA CUP

Shakhtar faz último treino no Brasil e ajusta equipe para enfrentar o Cruzeiro

Ucranianos disputam partida derradeira do torneio amistoso neste domingo

Vítor de Moraes/CB/D.A Press

Na noite deste sábado (24/1), o Shakhtar Donetsk treinou pela última vez no Brasil antes de voltar à Europa. Com 40 minutos de atraso, brasileiros e ucranianos pisaram o campo do Centro de Capacitação Física dos Bombeiros (Cecaf), no Setor Policial Sul, às 18h40. Neste domingo, o Shakhtar faz seu último amistoso em terras brasileiras, contra o Cruzeiro, no Mané Garrincha. O jogo, válido pela Granada Cup, está marcado para as 17h.

Fred e Alex Teixeira, titulares na vitória sobre o Internacional, na sexta-feira (23), foram direto para a academia. Douglas Costa, Fernando, Luiz Adriano e Taison, que também começaram entre os 11 na sexta, participaram apenas do aquecimento. Quando o técnico Mircea Lucescu comandou um trabalho em campo reduzido, esses quatro ficaram sentados à beira do campo, conversando sobre lances da partida contra o colorado gaúcho.

Cerca de 30 torcedores foram ao Cecaf para ver, principalmente, Bernard. O meia está em uma crise interna com Lucescu, que nesta semana disse que o jogador “só chora” e que foi à Ucrânia apenas para “tomar dinheiro”. Depois do jogo de sexta, Bernard disse que não fala mais sobre o assunto.

A menos de um mês para o confronto contra o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões, o Shakhtar aproveita os amistosos no Brasil para chegar bem às oitavas de final. “Todo jogo que fizemos aqui foi importante, e amanhã (domingo) não será diferente. Não encaramos como uma final da Granada Cup, mas como uma partida importante para a preparação que viemos fazer”, disse Luiz Adriano. A intertemporada no Brasil, na avaliação do atacante, foi bem aproveitada. “Faz tempo que não jogávamos aqui, reencontramos a torcida, os times brasileiros”, completou.

Ex-jogador do Fluminense, Wellington Nem chegou ao Shakhtar em junho de 2013. Um ano e meio depois, o meia admite que duelos contra brasileiros são melhores. “Tem mais espaços, são jogos mais técnicos. Mas o futebol ucraniano também é bom, é pegado”, amenizou.

Nesta mini-turnê, o Shakhtar Donetsk perdeu para o Bahia (3 x 2) e para o Atlético-MG (4 x 2), empatou sem gols com o Flamengo e venceu o Internacional (2 x 1).