Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Grêmio e Vitória travam batalha decisiva por seus objetivos no RS

O Grêmio, ao contrário do Vitória, não está conquistando no momento o seu objetivo, que é entrar na zona de classificação à Libertadores

postado em 31/10/2014 20:24

Gazeta Press

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Um dos jogos mais carregados de clima decisão desta 32ª rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá neste sábado, às 19h30, em Porto Alegre. Grêmio e Vitória se enfrentam na Arena do Tricolor Gaúcho em situações opostas na tabela, mas com um objetivo em comum: buscar o resultado positivo, vital para a briga de ambos na busca por G-4 e de fuga do rebaixamento, respectivamente.

Por enquanto, entre os dois, quem vem atingindo sua meta de fim de ano é a equipe baiana. Com 34 pontos, o time do técnico Ney Franco está na 16ª posição, fora da zona de rebaixamento. No entanto, o Rubro-Negro pode perder duas colocações neste fim de semana, para Botafogo e Coritiba, e, neste caso, voltar à zona de rebaixamento. Para evitar que isso ocorra, somente uma vitória sobre o Grêmio interessa.

Mas não será nada fácil. Primeiro, porque o Grêmio é um dos melhores mandantes do Brasileirão – na Arena, tem 74,4% de aproveitamento, perdendo neste aspecto apenas para Atlético-MG e Internacional. Segundo, porque Marcinho, William Henrique, Dinei e Escudero, quatro dos principais jogadores do sistema ofensivo baiano, não poderão jogar. O lateral esquerdo Mansur também é baixa confirmada. Ao menos o volante Luiz Gustavo estará de volta.

O lateral Nino Paraíba acredita no potencial do Vitória e nas chances de a equipe vencer em Porto Alegre. Mas reconhece a dificuldade da tarefa: “esse jogo contra o Grêmio é uma decisão para a nossa equipe. Qualquer derrota agora pode nos colocar de volta na zona de rebaixamento. É entrar ligado e não errar. Temos que ter inteligência para sairmos desta partida com os três pontos, que seriam fundamentais para a nossa equipe neste momento”.

O Grêmio, ao contrário do Vitória, não está conquistando no momento o seu objetivo, que é entrar na zona de classificação à Libertadores. Em 7º lugar, com 51 pontos, o Tricolor está a apenas dois de entrar no G-4. Os três pontos são essenciais na briga pela vaga, tanto que o elenco está completamente focado nos baianos e deixando para pensar no Gre-Nal da semana que vem para mais tarde.

“Claro que o Gre-Nal é importante, mas o jogo que temos pela frente agora é contra o Vitória, e precisamos dos três pontos de qualquer jeito. Temos que entrar sempre dando o máximo”, adverte o paraguaio Riveros, que não poderá jogar neste final de semana por estar suspenso. A exemplo dele, também desfalcam a equipe Zé Roberto e Alán Ruiz, todos por terem recebido o terceiro amarelo no empate com o Coritiba, no último sábado.

Com estes desfalques e a necessidade imperiosa de vencer, o técnico Luiz Felipe Scolari deve mandar a campo um time bastante ofensivo. Matías Rodríguez, conhecido pela agudez no apoio, será o lateral direito, enquanto Pará jogará pela esquerda. No meio, Fellipe Bastos substituirá Riveros. Sem Ruiz, Luan, que volta de suspensão, comandará a articulação, jogando numa mesma linha com os pontas Fernandinho e Dudu, todos assessorando o centroavante Barcos, autor de 13 gols no Brasileirão e 28 na temporada 2014.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X VITÓRIA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 1º de novembro de 2014, sábado
Horário: 19h30
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho van Gasse (ambos Fifa-SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Bressan e Zé Roberto; Ramiro, Fellipe Bastos, Fernandinho, Luan e Dudu; Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari

VITÓRIA: Wilson; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan; José Welison, Luiz Gustavo, Cáceres e Richarlyson; Edno e Vinícius
Técnico: Ney Franco