Futebol Nacional
None

Fred perde chances, mas garante vitória do Fluminense contra o Caracas

Atacante deixa a marca e Tricolor começa bem a campanha na Libertadores

postado em 14/02/2013 00:19 / atualizado em 14/02/2013 00:24

REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
O Fluminense não fez uma partida brilhante, mas conseguiu derrotar o Caracas-VEN por 1 a 0, em jogo disputado na noite desta quarta-feira, no Estádio Olímpico, na estreia do Grupo 8 da Copa Libertadores da América. O único gol na capital venezuelana foi marcado por Fred, aos 31 minutos do primeiro tempo.O time dirigido por Abel Braga jogou o suficiente para conseguir o resultado positivo, diante de um adversário limitado que pouco ameaçou o gol defendido por Diego Cavalieri.

Pouco antes do início da partida, o dirigente Rogério Caetano comunicou que o meia Thiago Neves não seria escalado. O jogador utilizou um medicamento não prescrito pelo departamento médico do clube para aliviar uma sinusite. Segundo entrevista de Caetano à Rádio Tupi, o Flu comunicou o caso à Conmebol e à CBF e aguardou uma liberação oficial por parte das entidades, o que não aconteceu. Por precaução, a diretoria preferiu deixar Thiago Neves fora da partida.

O jogo começou com as duas equipes mostrando muita cautela, trocando passes com lentidão, uma vez que o péssimo estado do gramado impedia que os toques fossem precisos.

Aos quatro minutos, a equipe brasileira chegou, pela primeira vez, com perigo. Leandro Euzébio lançou Bruno pela direita e o lateral cruzou para a entrada de Fred que, tocou de cabeça, mas não conseguiu ameaçar o gol venezuelano.

O Caracas tentava imprimir velocidade nas suas jogadas de ataque, mas cometia muitos erros de passes, o que facilitava a tarefa da defesa tricolor. O time dirigido por Abel Braga apostava nos lançamentos, em profundidade, para Wellington Nem, mas o atacante tricolor estava bem marcado e ainda enfrentava dificuldades por causa das irregularidades do gramado.

O lance animou o Tricolor das Laranjeiras e, aos 19 minutos, após cobrança de escanteio, Wagner cruzou para a área, Anderson desviou e Leandro Euzébio concluiu por cima do travessão. O lance animou o Fluminense e, no minuto seguinte, Rafael Sobis tocou de cabeça para Fred que chutou por cima.

Os brasileiros passaram a dominar inteiramente a partida e a criar seguidas situações de gol. Aos 22 minutos, após cruzamento de Bruno, Fred tocou de cabeça para o meio da área e Sobis completou, mas a bola bateu na trave. A equipe carioca voltou a desperdiçar outra boa oportunidade para marcar aos 24 minutos, quando Wagner bateu escanteio, Leandro Euzébio desviou e Fred completou por cima do travessão.

Só aos 29 minutos é que o Caracas conseguiu criar uma jogada de perigo. Carabali cruzou pela direita, Guerra cabeceou, a bola bateu em Anderson e voltou para Guerra que chuta com relativo perigo.

Aos 31 minutos, o Fluminense marcou o primeiro gol. Fred tabelou com Rafael Sobis e viu a bola sobrar limpa dentro da área. Com categoria e força, o centroavante acertou o ângulo de Baroja e balançou as redes.

Em desvantagem no marcador, o time da casa passou a adiantar seus jogadores de meio campo, mas os erros de passes impediam que o Caracas criasse jogadas de perigo na área tricolor. Aos 39 minutos, Edinho derrubou Otero na entrada da área. O mesmo Otero fez a cobrança e encobriu o gol defendido por Diego Cavalieri.

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. O Caracas tentava pressionar, mas encontrava dificuldades para superar a marcação do Fluminense. Aos cinco minutos, o time mandante criou sua primeira jogada de perigo e Diego Cavalieri precisou fazer grande defesa para evitar o gol de empate, depois que Cure tentou encobrir o goleiro tricolor.

O Fluminense não conseguiu repetir a atuação do primeiro tempo. O meio campo do Tricolor das Laranjeiras errava muitos passes e encontrava dificuldades para bloquear as investidas da equipe da Venezuela. Só aos 15 minutos é que o ataque da equipe carioca voltou a dar sinais de vida. Fred arriscou de fora da área e Baroja espalmou para escanteio.

O jogo seguiu morno, com o Fluminense administrando a vantagem e o Caracas mostrando muita dificuldade para buscar o gol de empate. Aos 30 minutos, Abel Braga trocou Rafael Sobis, que não conseguia manter o ritmo da primeira etapa, por Marcos Junior.

O Caracas chegou na área tricolor, com perigo, aos 31 minutos em chute de Otero que Diego Cavalieri defendeu sem muita dificuldade. Nos minutos finais, Abel colocou Valencia no lugar de Wagner para segurar o resultado. Aos 43 minutos, Diego Cavalieri segurou uma bola devolvida pelo colombiano e o árbitro marcou tiro indireto, dentro da área. Otero foi para a batida e acabou desperdiçando a melhor oportunidade do Caracas de chegar ao gol tricolor.

CARACAS-VEN 0 X 1 FLUMINENSE

CARACAS: Baroja, Carabalí, Peraza, Andrés Sánchez e Amaral; Jiménez, Guerra(Peña), Meza(González) e Otero: Cure e Febles(Cabezas)
Técnico: Ceferino Bencomo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner(Valencia) e Rafael Sobis(Marcos Junior); Wellington Nem(Rhayner) e Fred
Técnico: Abel Braga

Local: Estádio Olímpico, em Caracas (Venezuela)
Data: 13 de fevereiro de 2013 (Quarta-feira)
Árbitro: José Buitrago (Colômbia)
Assistentes: Wilson Berrio (Colômbia) e Rafael Rivas (Colômbia)
Cartões amarelos: Fred e Edinho(Flu)
Gols: Fred aos 31 minutos do primeiro tempo