Futebol Nacional
None

Kevin Beltrán será enterrado nesta sexta-feira em Cochabamba

postado em 22/02/2013 08:30

Kevin Douglas Beltrán será enterrado nesta sexta-feira em Cochabamba, cidade em que morava e que está localizada a 200 quilômetros de Oruro, onde faleceu durante a partida entre San José e Corinthians, na noite de quarta, após ser atingido por um sinalizador. Ele viajou com a família unicamente para assistir ao jogo, aguardado desde que o time garantira sua classificação para o Grupo 5 da Libertadores.

Kevin era sobrinho de Jorge Ustares, secretário geral do município de Oruro - que estava no estádio e não imaginou que a vítima fosse de sua própria família. "Um parente que, podemos dizer, foi assassinado de uma forma totalmente irresponsável por pessoas de fora. Foi um delito cometido na frente de 30 mil testemunhas", afirmou ele, em entrevista ao jornal boliviano Los Tiempos. "Ele era um menino alegre, estudioso e fanático pelo San José, sua grande paixão."

O sinalizador de navio atirado pela torcida do Corinthians atravessou o olho e perfurou o crânio do adolescente de 14 anos. De acordo com o inquérito, era um cilindro de plástico com 2,5 centímetros de diâmetro e 20 centímetros de comprimento.

O médico José Maria Vargas, do Hospital Obrero de Oruro, que recebeu o corpo de Kevin, disse que a morte foi imediata após o choque. "Ele perdeu massa encefálica por causa do impacto do projétil, que penetrou em sua cavidade craniana. A morte foi imediata", explicou.

O "Caso Estadium", como está sendo chamado em Oruro, provocou grande comoção nas ruas simples da cidade, que viveu um clima de luto nesta quinta-feira. O silêncio da tristeza só foi quebrado pelos protestos de um grupo de torcedores do San José, que foram até a porta da delegacia. Aos gritos de "assassinos", eles não se conformaram com o episódio, afirmando que a torcida corintiana havia sido bem recebida antes do jogo.