Futebol Nacional
None

CAMPEONATO CARIOCA

MP pede jogos sem torcida no Rio de Janeiro até novas vistorias

Preocupação do órgão gira em torno da liberação de bebidas alcoólicas nos estádios

postado em 13/03/2013 19:19

O Ministério Público do Rio encaminhou à Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj), nesta quarta-feira, uma recomendação para que as partidas do Campeonato Carioca sejam realizadas com os portões fechados até que a Ferj apresente ao MP novos laudos técnicos que atestem as condições de segurança do público nos estádios. A preocupação do MP gira em torno da liberação das bebidas alcoólicas nos estádios cariocas.

Na semana passada, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, assinou resolução que permitia a venda e o consumo de cervejas (bebidas destiladas continuam vetadas) até 15 minutos antes da partida e durante os intervalos.

A medida não fere o Estatuto do Torcedor explicitamente, mas o MP se baseia no Art. 23 da lei para pedir a apresentação de novos laudos que garantam a segurança nas arenas com o retorno do consumo de álcool nestes locais.

O artigo diz que "a entidade responsável pela organização da competição apresentará (...) os laudos técnicos expedidos pelos órgãos e autoridades competentes pela vistoria das condições de segurança dos estádios a serem utilizados na competição".

Na visão do MP do Rio, os laudos apresentados pela Polícia Militar, pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária antes do campeonato começar perderam a validade diante da liberação da cerveja nos estádios.

A Ferj foi informada sobre a recomendação no início da tarde desta quarta e tem 24 horas para responder se vai acatar ou não a orientação para fechar os portões. Caso a resposta seja negativa, o MP pode entrar com uma Ação Civil Pública, que poderia resultar na destituição de Rubens Lopes e do presidente do clube mandante da partida.