Futebol Nacional
None

CONVOCAÇÃO 'COMPRADA'

STJD ouve Émerson Leão e Antônio Lopes sobre denúncia de 'lobby' na Seleção

Presença de técnicos dará sequência ao inquérito aberto após a denúncia do presidente do Sport, Luciano Bivar, sobre 'esquema' para colocar o ex-volante Leomar na Seleção

postado em 20/03/2013 20:14 / atualizado em 20/03/2013 20:23

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai ouvir nesta quinta-feira os depoimentos de Emerson Leão e Antônio Lopes, técnico e coordenador da Seleção Brasileira em 2001, respectivamente. A reunião vai ser na sede do tribunal no Rio de Janeiro, a partir das 14 horas, da qual devem participar um dos auditores do STJD, Miguel Cançado, e o procurador Paulo Schmitt.

A presença de Emerson Leão e Antonio Lopes no Tribunal vai dar sequência ao inquérito aberto na semana passada pelo STJD para apurar denúncia do presidente do Sport, Luciano Bivar, de que teria havido um esquema de corrupção para a convocação de Leomar, então atleta do clube pernambucano, para a disputa da Copa das Confederações de 2001, no Japão e Coreia do Sul.

O dirigente foi ouvido na última terça, em Goiânia, e Leomar, que já deixou o futebol, terá seu depoimento tomado em outra data. Em 2001, no Japão, o técnico Emerson Leão confidenciou à reportagem que o Sport, clube que comandara até ser contratado para a seleção, lhe devia cerca de R$ 1 milhão. Na semana passada, Leão confirmou a declaração dada há 12 anos. Ele, porém, negou qualquer participação em esquema para convocar o então meia como titular da seleção.

Os depoimentos de Emerson Leão e Antonio Lopes serão colhidos separadamente e cada um deles deve durar, em média, uma hora. De acordo com Schmitt, depois de ouvir os personagens-chave do caso, o STJD vai decidir se oferece ou não denúncia para abrir processo. Caso não tenha indícios de que houve algo ilícito na convocação de Leomar, o tribunal deve processar o presidente do Sport pelas declarações que ele deu sobre o episódio.