Futebol Nacional
None

São Paulo perde em La Paz, cai para terceiro lugar e não depende mais só de si

Tricolor cai por 2 a 1 e fica mais distante da classificação na Copa Libertadores

postado em 04/04/2013 23:31 / atualizado em 05/04/2013 00:00

AFP PHOTO/Aizar Raldes

Rogério Ceni fez um gol de pênalti, mas não teve uma noite muito feliz em La Paz, nesta quinta-feira. Antes de balançar a rede do The Strongest, o goleiro foi encoberto por chute da meia esquerda. Depois, no segundo tempo, espalmou outro arremate de longe para as redes e contribuiu com a derrota por 2 a 1, que derruba o São Paulo para a terceira colocação do grupo 3 da Libertadores.

O time brasileiro segue com quatro pontos e é ultrapassado pelo próprio The Strongest, agora vice-líder. Isso significa que, para avançarem às oitavas de final, os comandados de Ney Franco não dependem mais apenas de si e, além de vencerem o Atlético – no Morumbi, no dia 17 –, precisarão torcer por tropeço da equipe boliviana frente ao Arsenal.

Nesta quinta-feira, a proposta do time da casa ficou clara desde o primeiro minuto, quando Escobar arriscou chute da meia esquerda, e a bola passou à direita do gol de Ceni. Seria assim, à base de tiros de longa distância, que o The Strongest mais levaria perigo. Pelo São Paulo, o trunfo era a velocidade de Osvaldo, inicialmente pela esquerda, depois pelo lado direito.

Aos quatro minutos, o atacante chutou da meia esquerda e obrigou Vaca a espalmar para escanteio. A bola tinha direção, mas o goleiro fez bom trabalho. Diferentemente de Ceni, que, um pouco adiantado, não conseguiu desvio suficiente para que arremate de Soliz, aos 14 minutos, não o encobrisse e balançasse a rede.

Bem mais ligado até então, o The Strongest quase ampliou cinco minutos depois. Escobar foi lançado na ponta esquerda, invadiu a área e chutou forte, rente ao travessão. Depois, Chavez também teve oportunidade pelo lado esquerdo da área e igualmente exagerou na força.

O São Paulo, então, foi ganhando o campo ofensivo aos poucos. Em menos de dez minutos, Osvaldo poderia ter feito três gols. A primeira chance esbarrou na mão esquerda de Vaca. Na segunda, o goleiro contou com ajuda do travessão. A terceira, por fim, não resultou em gol porque o atacante tirou muito do goleiro e bateu direto para fora.

À essa altura, a equipe boliviana já não chegava mais à meta de Ceni. Ceni então foi até a meta adversária. O goleiro-artilheiro aproveitou falta de Cristaldo em Aloísio, dentro da área, e não desperdiçou cobrança de pênalti aos 43 minutos. Com um chute rasteiro no canto esquerdo de Vaca, igualou o marcador e deu novo fôlego ao time – menos para Maicon, que sentiu os efeitos da altitude e foi substituído por Wellington logo depois.

Na volta do intervalo, quem incomodou a defesa mandante foi Aloísio. Mas sem grande eficiência. Em uma de suas chegadas, carimbou a marcação e viu a sobra ficar com Paulo Henrique Ganso. Apagado no primeiro tempo, o meia poderia ter virado o jogo, contudo chutou por cima.

O castigo não tardou. Aos 20 minutos, Cristaldo se redimiu do pênalti cometido e colocou o The Strongest de novo à frente. Com um forte chute de longe, ele contou ainda com ajuda de Ceni, que espalmou a bola para a rede. O São Paulo não se entregou, foi em busca do empate, só que não teve capacidade para vazar o bom Vaca mais uma vez. De quebra, Jadson ainda recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Atlético, daqui a duas semanas.

THE STRONGEST 2 X 1 SÃO PAULO

THE STRONGEST

Vaca; Bejarano, Smith (Mendez), Barrera e Chavez; Veizaga, Soliz (Kenny Brown), Chumacero e Cristaldo; Escobar e Reina (Marcos Paz)
Técnico: Eduardo Villegas

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Paulo Miranda (Rodrigo Caio), Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Denilson (Wallyson), Maicon (Wellington), Jadson e Ganso; Osvaldo e Aloísio
Técnico: Ney Franco

Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)

Data: 4 de abril de 2013 (quinta-feira)
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e César Escano (PER)
Cartões Amarelos: Diego Bejarano, Kenny Brown, (The Strongest), Paulo Miranda, Denílson, Ganso e Jadson (São Paulo)
Gols: Soliz, aos 14min, Rogério Ceni (pênalti), 43min do 1ºT; Cristaldo, aos 20min do 2ºT

Tags: atleticomg