Futebol Nacional
None

FUTEBOL MINEIRO

Dupla de respeito

Cruzeiro invicto e Atlético com ataque arrasador são as sensações na temporada

As torcidas de Atlético e Cruzeiro não têm do que reclamar nestes quatro primeiros meses de 2013. Com as equipes em alta na disputa da Copa Libertadores e do Campeonato Mineiro, cresce entre os torcedores a esperança de conquistas importantes neste ano. Com 43 gols marcados na temporada, média de mais de três por partida, o desempenho do ataque alvinegro supera o dos demais da elite nacional. A fase da Raposa também é impecável: é o único dos 20 times da Série A do Brasileiro invicto – a Ponte Preta, que lhe fazia companhia, foi derrotada pelo Palmeiras, domingo, pelo Campeonato Paulista, em Campinas.

Prova do momento de destaque é que a dupla da capital garantiu vaga nas semifinais do Estadual com quatro rodadas de antecipação e já assegurou os dois primeiros lugares na fase classificatória. Se o Galo vem conciliando a boa campanha em Minas com os 100% de aproveitamento na Copa Libertadores (além de ter vencido 13 confrontos consecutivamente), a Raposa começará a dividir suas atenções em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil. O time de Marcelo Oliveira estreia no mata-mata nacional amanhã, contra o CSA-AL, em Maceió.

O técnico Cuca entende que o diferencial do Atlético foi o trabalho em conjunto e os treinos exaustivos na Cidade do Galo: “O time adquiriu maturidade com muito trabalho e treinamento. As jogadas se encaixaram aos poucos e, mesmo com alterações por causa de contusões, convocação (da Seleção Brasileira) e suspensão, os substitutos estão dando conta do recado. Os jogadores estão criando muitas oportunidades e a bola tem entrado. E não é só o ataque que faz gols. Os demais também contribuem para que nossa equipe tenha esse grande aproveitamento em 2103”.

Na temporada, o Galo marcou 27 vezes no Mineiro e 16 na Libertadores e vem motivado por três goleadas seguidas: 4 a 1 sobre o Tupi e 4 a 0 em cima do Boa, pelo Estadual, e 5 a 2 sobre o Arsenal de Sarandí – pela competição internacional. Os duelos foram no Independência. Outros placares elásticos ao longo de 2013 ocorreram diante do Araxá (3 a 0), no Horto, novamente sobre o Arsenal (5 a 2), dessa vez em Avellaneda, e América (5 a 2), em BH.

Mesmo com a melhor média de gols, o alvinegro não tem um artilheiro disparado no ano. O centroavante Jô lidera a lista, com oito, e logo atrás aparecem o zagueiro Réver e o atacante Diego Tardelli, com seis, além Bernard e Ronaldinho Gaúcho (cinco). “É evidente que todo jogador de frente tenta ser artilheiro, até para ser visado e valorizado pelo próprio clube e pelos adversários. Eu não sou diferente, mas os demais estão fazendo sua parte e a equipe está bem nas duas competições”, afirma Jô.

NA MIRA
Ser o único da elite do Brasil invicto faz os adversários enxergarem o Cruzeiro com dose extra de respeito. Ao mesmo tempo, os jogadores acreditam que isso acaba motivando mais quem enfrenta a equipe azul.

“Somos o time a ser batido, todos vão querer nos vencer. Derrota faz parte do futebol, mas tomara que a gente consiga manter essa sequência de vitórias por um bom tempo”, afirma o zagueiro Bruno Rodrigo, que embarcou com os companheiros para a capital alagoana, onde o Cruzeiro tentará a décima vitória na temporada ou, no mínimo, somar o 11º jogo sem perder. O único “tropeço” foi o 0 a 0 com o Guarani em Nova Serrana.

Os celestes, por ora, só vinham disputando o Estadual, enquanto muitos concorrentes na Série A, como Atlético, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, têm de se desdobrar na Libertadores. Já Bahia e Vitória foram testados – e reprovados – na Copa do Nordeste. Há, ainda, competições locais mais disputadas que o Mineiro, como o Carioca e o Paulista.

Tags: atleticomg cruzeiroec