Futebol Nacional
None

CORINTHIANS

Tite desiste de trio no ataque e Alexandre Pato começa no banco do Corinthians

Treinador desistiu do trio de ataque com Alexandre Pato, Emerson e Guerrero

postado em 26/04/2013 19:59

Para os jogos decisivos do Corinthians contra Ponte Preta, neste domingo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, e Boca Juniors, na próxima quarta-feira, pela rodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o técnico Tite deixou a ousadia de lado e vai optar pelo conservadorismo. Assim, Alexandre Pato vai para o banco de reservas e Romarinho volta ao time após cumprir suspensão para, ao lado de Danilo, ser o encarregado de armar as jogadas de ataque.

O treinador desistiu do trio de ataque com Alexandre Pato, Emerson e Guerrero utilizado na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Sorocaba, no último domingo, por achar que o time não foi testado o suficiente para atuar em decisões com essa formação - foi a primeira vez que o trio jogou junto desde o início de uma partida. "Posso utilizar os três, mas a outra formação (com dois meias e dois atacantes) está mais ajustada", justificou.

O esquema tático 4-4-2 está mais "ajustado" porque deixa a equipe compacta. No último domingo, por exemplo, apesar da ampla superioridade, em alguns momentos da partida o time sofreu com um vazio entre o meio de campo e o ataque e tinha dificuldades para fazer a bola chegar ao trio ofensivo. É nesse vazio que atua Romarinho.

Neste domingo, em Campinas, Tite sabe que não pode oferecer espaços para o adversário e, por isso, optou por um time mais compacto. "Corinthians e Ponte têm equipes equilibradas. Para você fazer um bom campeonato não basta ir bem só na defesa ou só no ataque. É preciso equilíbrio e isso as duas equipes têm", disse.

O treinador rejeitou qualquer clima de revanche no duelo contra a Ponte Preta, em razão da derrota para o rival de Campinas nas quartas de final do Paulistão de 2012. "A histórico dos jogos é passado. É um outro momento, uma outra equipe", disse.

Tite também está atento à possibilidade de o jogo terminar empatado e a vaga nas semifinais ser decidida nos pênaltis. Por isso fez os jogadores treinarem cobranças de pênalti nesta sexta "Em uma partida única, a chance de o jogo ir para os pênaltis é considerável. A função do técnico é preparar a equipe para todas as situações", afirmou.

No gol, Danilo Fernandes ganhou a disputa com Julio Cesar e será o titular. Cássio, ainda em recuperação, só deve voltar ao time no meio da próxima semana no confronto contra o Boca Juniors. Assim, o Corinthians deve começar a partida com Danilo Fernandes: Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson e Guerrero.