Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Em gramado sintético, Palmeiras encara Tijuana no primeiro duelo das oitavas

Palmeiras tenta tirar 100% do Tijuana jogando em casa e encaminhar classificação

postado em 30/04/2013 10:57 / atualizado em 30/04/2013 11:02

Sem ter somado nenhum ponto nem marcado gol como visitante até agora na Libertadores, o Palmeiras terá pela frente, às 22h30 (de Brasília) desta terça-feira, um adversário que venceu todos os jogos em casa. E precisará mostrar sua força no estádio Caliente, casa do Tijuana, no México, para iniciar bem sua caminhada nas oitavas de final.

Eliminado pelo Santos, nos pênaltis, nas quartas de final do Campeonato Paulista, o time já saiu da Vila Belmiro focado no duelo em cidade próxima à fronteira com os Estados Unidos. Foram três treinos em campo sintético para se adaptar ao palco da partida de ida, na esperança de que o poder de fogo fora de casa apareça a ponto de, ao menos, diminuir a complicação no jogo de volta, marcado para o dia 14, no Pacaembu.

“Empatar com gol conta muito, e o que mais vou querer é trazer a vantagem. O segundo jogo é importante se tiver vantagem. Temos que fazer a leitura rápida e entender que temos 180 minutos. O mata-mata da Champions serve de exemplo para nós. Vamos com esse foco”, comentou Gilson Kleina.

O temor do técnico é repetir Barcelona e Real Madrid, que perderam nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, respectivamente, por 4 a 0 para o Bayern de Munique e por 4 a 1 para o Borussia Dortmund. “O Tijuana fez a sua classificação principalmente em casa, com um campo sintético muito diferente do daqui”, alertou.

O treinador, porém, confia tanto em seus comandados que não mudará muito o time que empatou com o Santos no tempo normal no sábado. Devem sair apenas o volante Léo Gago e o atacante Leandro, impedidos de atuarem na Libertadores por já terem sido inscritos pelo Grêmio. Souza e Kleber são os mais cotados para entrar.

A principal alteração é Kleber como referência na frente. Uma das poucas novidades possíveis, já que o Verdão ainda não poderá contar com Fernando Prass, Valdivia, Vilson, Patrick Vieira e Leandro Amaro, todos machucados.

Mas, com quem tem à disposição, o técnico promete o mesmo espírito de superação e garra que marcou a equipe nas cinco vitórias seguidas após a derrota por 6 a 2 para o Mirassol. “O torcedor pode acreditar: estamos mobilizados, com mais foco do que nunca na Libertadores.”

Foco é o que promete também o Tijuana. Em meio à possibilidade de se aproximar das quartas de final, a partida terá uma importância ainda maior para o técnico Antonio Mohamed. Segundo a imprensa mexicana, o treinador vem sendo bastante pressionado pela diretoria do clube, depois de os Xolos serem derrotados por 1 a 0 para o San Luís de Potosí no último sábado e acabarem eliminados na primeira fase do Campeonato Mexicano. A equipe é a atual campeã do torneio.

A vantagem do treinador é que ele terá à disposição seus principais jogadores, como o goleiro Saucedo, os zagueiros Aguilar e Gandolfi e o meio-campista Arce. O meia brasileiro naturalizado mexicano Leandro Augusto, com passagens por Botafogo e Internacional, também estará em campo.

Na primeira fase da Libertadores, o Tijuana se classificou para as oitavas de final em segundo lugar do Grupo 5, com os mesmos 13 pontos do Corinthians, sem sofrer um único gol dentro de casa. O arquirrival palmeirense foi, inclusive, uma das vítimas dos Xolos dentro do Caliente, perdendo por 1 a 0.

TIJUANA X PALMEIRAS

PALMEIRAS: Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo, Charles, Souza e Wesley; Vinicius e Kleber
Técnico: Gilson Kleina

TIJUANA: Saucedo; Nuñez, Aguilar, Gandolfi e Ábrego; Arce, Castillo, Fidel Martínez e Leandro; Riascos e Moreno
Técnico: Antonio Mohamed

Local: Estádio Caliente, em Tijuana, no México
Data: 30 de abril de 2013, terça-feira
Horário: 22h30 (de Brasília)
Árbitro: Martin Vázquez (URU)
Assistentes: Mauricio Espinosa e Mauricio Costa (URU)