Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

No retorno ao Maracanã, Fluminense tem Fred expulso e perde para o Vasco: 3 a 1

Triunfo cruz-maltino sobre Tricolor foi construído com gols de Juninho, André e Tenório

postado em 21/07/2013 20:41 / atualizado em 21/07/2013 20:52

Ricardo Ayres/Photocamera

No clássico que marcou o retorno dos clubes cariocas ao Maracanã, o Vasco derrotou o Fluminense por 3 a 1, em partida disputada na noite deste domingo. Juninho Pernambucano também teve um retorno inspirado e ajudou seu time a vencer o tradicional rival e sair da zona do rebaixamento, do Campeonato Brasileiro. Agora, o Vasco subiu para a 11ª posição, com dez pontos ganhos. O Fluminense que completou sua terceira derrota consecutiva, segue com nove pontos, na 14ª colocação.

O Fluminense jogou a maior parte do tempo com dez jogadores, uma vez que o atacante Fred foi expulso no início da partida, depois de agredir o zagueiro Jomar. Mesmo inferiorizado, a equipe dirigida por Abel Braga lutou muito, mas não conseguiu reverter a vantagem da equipe de São Januário. No final, Digão também foi expulso.

Na próxima rodada, o Fluminense visitará o Grêmio, em Porto Alegre. O Vasco receberá o Criciúma, em São Januário.

O jogo

A partida começou com um grande susto para a torcida do Vasco. O zagueiro Jomar perdeu a bola dentro da sua área para Carlinhos que lançou Rafael Sobis. O atacante chutou cruzado e Rafael Vaz salvou em cima da linha. O lance animou a equipe tricolor que voltou a criar outra chance aos quatro minutos. Wagner cruzou, Nei afastou mal e a bola sobrou para Rafael Sobis chutar com perigo.

O time dirigido por Abel Braga marcava a saída de bola do adversário e não deixava que o Vasco tivesse liberdade para se organizar. Mesmo com grande dificuldade, o Vasco conseguiu se aproximar da área tricolor, e Pedro Ken arriscou de fora da área, mas a bola saiu, sem grande perigo para o gol defendido por Diego Cavalieri. A partida ficou truncada e em dois lances semelhantes, Juninho Pernambucano e Rafael Sobis foram advertidos com o cartão amarelo.

Aos 16 minutos, o Vasco saiu na frente. Wendel cruzou da esquerda, Edinho se atrapalhou e perdeu a bola para Pedro Ken. O meia vascaíno percebeu a entrada de Juninho Pernambuco e rolou para o chute preciso do estreante da noite, no canto esquerdo, sem chances para Diego Cavalieri.

O Tricolor partiu para buscar o gol de empate e, aos 19 minutos, Rafael Sobis cobrou falta ao lado da área e Carlinhos cabeceou com grande perigo, mas a bola saiu. Aos 23 minutos, o Fluminense quase empata. Com a bola dominada na intermediária, Edinho viu o goleiro Diogo Silva adiantado e tentou encobrí-lo, mas a bola se chocou com o travessão. Um minuto depois, Fred agrediu o zagueiro Jomar com um soco no rosto e recebeu cartão vermelho, deixando sua equipe com dez jogadores.

Em superioridade numérica, o Vasco passou a tocar a bola para tentar encontrar espaços na defesa tricolor, enquanto o Fluminense tentava se reorganizar em campo. O técnico Abel Braga ficou irritado com a expulsão de Fred e passou a reclamar ostensivamente do árbitro Marcelo de Lima Henrique, o que causou a reação do juiz que ameaçou o treinador tricolor de expulsão.

Mesmo com um jogador a mais, o Vasco não se arriscava muito no ataque e preferia trocar passes para tentar desgastar o adversário, enquanto o Tricolor das Laranjeiras concentrava suas ações ofensivas no lateral-esquerdo Carlinhos que recebia a marcação cerrada de Nei que ainda a ajuda de Eder Luis. Aos 36 minutos, Edinho novamente arriscou, de longe, assustando o goleiro Diogo Silva, mas a bola saiu.

Os dois times cometiam muitas faltas no meio de campo, o que tornava a partida muito truncada e com poucas jogadas de área. Aos 43 minutos, Sandro Silva fez ótimo lançamento para André. O atacante invadiu a área tricolor, mas concluiu para fora, desperdiçando uma grande oportunidade para aumentar o placar.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com Rhayner no lugar do apagado Deco, mas nem teve tempo de se ajeitar em campo. Logo no primeiro minuto, Edinho escorregou e perdeu a bola para Juninho Pernambucano. O meia fez passe perfeito para André que invadiu a área e tocou na saída de Diego Cavalieri, anotando o segundo gol do Vasco.

O time dirigido por Abel Braga não desanimou e Rhayner tentava compensar a falta de um jogador, com muito empenho, dando trabalho aos zagueiros cruz-maltinos. Aos 11 minutos, o Fluminense marcou o primeiro gol. Rafael Sobis cobrou escanteio, o goleiro Diogo Silva saiu mal e Carlinhos cabeceou para as redes.

O gol assustou o time do Vasco e animou o Fluminense que passou a pressionar, em busca do gol de empate. Aos 18 minutos, Rafael Sobis mandou a bomba e a bola passou bem perto da trave defendida por Diogo Silva. Mais preocupado em defender a vantagem do que buscar o terceiro gol, o Vasco só voltou a incomodar a defesa tricolor aos 23 minutos, quando Eder Luis lançou André em velocidade, mas Diego Cavalieri chegou primeiro e isolou a bola, afastando o perigo.

Para tentar aumentar a pressão, Abel trocou o volante Edinho pelo atacante Marcos Júnior. E aos 26 minutos, Diogo Silva apareceu bem em chute de Rafael Sobis. No Vasco, Dorival Júnior trocou o desgastado Juninho Pernambucano por Fábio Lima, para reforçar a marcação, uma vez que o adversário chegava ao ataque com muita facilidade, apesar de inferiorizado numericamente.

E no minuto seguinte, André quase marcou. Ele invadiu a área pelo lado direito, bateu forte e a bola se chocou com a trave. Aos 30 foi a vez do zagueiro Rafael Vaz obrigar Diego Cavalieri a praticar grande defesa, espalmando para escanteio. O goleiro tricolor voltou a a brilhar aos 35 minutos, defendendo um chute de André que tirou Carlinhos da jogada.

De tanto pressionar, o Vasco chegou ao terceiro gol, aos 36 minutos, através de Tenório que escorou de cabeça, a cobrança de escanteio, e definiu o resultado da partida. Digão também recebeu cartão vermelho e , no último lance do jogo, Wendel ainda mandou uma bomba no travessão defendido por Diego Cavalieri.

FLUMINENSE 1X3 VASCO

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho(Marcos Júnior), Jean, Deco(Rhayner) e Wagner; Rafael Sobis e Fred
Técnico: Abel Braga

VASCO
Diogo Silva, Nei, Jomar, Rafael Vaz e Henrique(Filipe Souto); Sandro Silva, Pedro Ken, Wendel e Juninho Pernambucano(Fábio Lima); Eder Luis(Tenório) e André
Técnico: Dorival Júnior

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de julho de 2013, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes:
Dibert Moises e Luiz Antonio de Oliveira (ambos do RJ)

Gols: Fluminense: Carlinhos, aos 11 minutos do segundo tempo. Vasco: Juninho Pernambucano, aos 16 do primeiro, André, a um minuto do segundo e Tenório, aos 37 do segundo

Cartões amarelos: Fluminense: Rafael Sobis e Digão(Flu). Vasco: Juninho Pernambucano, Henrique, Jomar e Wendel
Cartões vermelhos: Fluminense: Fred e Digão