Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na Arena, Grêmio recebe Coritiba para tentar se aproximar dos quatro primeiros

Grêmio empatou na última rodada, enquanto o Coritiba perdeu a invencibilidade

postado em 08/08/2013 11:05 / atualizado em 08/08/2013 11:15

Divulgação/Grêmio
Duas equipes que não foram bem em seus últimos compromissos se enfrentam na noite desta quinta, a partir das 21 horas (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Grêmio, que busca se aproximar do G-4, perdeu para o Corinthians e empatou o Gre-Nal em casa; já o Coritiba perdeu sua invencibilidade para o Cruzeiro no último sábado, mas manteve posição entre os primeiros da tabela do Campeonato Brasileiro.

Embora não tenha vencido o Gre-Nal do último domingo, o Grêmio acabou tendo boa atuação e dominou o rival Inter na maior parte do jogo. Tudo graças a uma nova formação: Renato Gaúcho estreou no clássico o esquema 3-5-2, que acabou funcionando e será mantido para a partida desta quinta, de acordo com os treinos realizados durante a semana.

A equipe gaúcha terá três desfalques para encarar o Coxa. O mais importante é Zé Roberto, com lesão muscular. A manutenção do 3-5-2 se deve muito em função da perda do capitão. Assim, Elano atuará como único meia do time, contando com os avanços de Riveros e dos alas Pará e Alex Telles para criar jogadas. O uruguaio Maxi Rodríguez ficará no banco.

Outro problema é Vargas, também lesionado. O jogador foi cortado da seleção chilena e deve ficar à disposição de Renato para os confrontos com o Santos, no fim do mês, pela Copa do Brasil. Ainda assim, o técnico gremista conta com Kleber, que tem sido um dos melhores jogadores do Grêmio nas últimas rodadas. A sequência de boas atuações já havia dado ao Gladiador a titularidade mesmo quando Vargas estava disponível para atuar, como na semana passada, diante do Corinthians.

O terceiro desfalque de Renato é Werley, que foi expulso no Gre-Nal. Gabriel será seu substituto, mantendo o esquema com três zagueiros. A formação foi elogiada por Rhodolfo, um dos destaques do clássico do último final de semana. “Eu já tinha jogado muito nesse esquema, tanto no Atlético-PR quanto no São Paulo. O Renato me perguntou se era tranquilo para mim, e deu certo”, afirmou o beque.

Depois de perder sua invencibilidade diante do Cruzeiro, o Coritiba tenta retomar seu rumo na competição e cumprir a sua meta de pontos na sequência de jogos fora de casa. Com 20 pontos ganhos, o Alviverde já vê sua posição no G-4 ameaçada ao final da rodada e precisa superar alguns desfalques para manter um padrão de jogo competitivo.

O técnico Marquinhos Santos tem algumas dúvidas que devem ser definidas apenas após uma reavaliação criteriosa do departamento médico. O maior problema está no sistema ofensivo, que pelo menos tem como boa notícia tem o retorno do angolano Geraldo, que cumpriu suspensão automática diante da Raposa. Artur e Éverton Costa também são opções para o setor.

Em relação aos problemas, o meia Bottinelli, que cumpre suspensão, o lateral Iberbia, o volante Júnior Urso e o atacante Bill, lesionados, são os desfalques certos. Deivid, que se recupera de uma lesão muscular, teve boa evolução e pode ficar como opção. Já Alex, com dores no tornozelo, segue como dúvida, mas a tendência é ficar de fora partida.

O treinador, apesar dos problemas, acredita que será possível manter o sistema de jogo, observando o adversário para definir suas escolhas. “Vamos avaliar as possibilidades que temos, sabendo que encontraremos um adversário que é muito forte jogando em sua casa, mas com o pensamento de jogar em busca de um bom resultado, dando sequência ao trabalho que estamos fazendo, sem mudar nossas características de jogo, independente dos atletas que tivermos à disposição”, concluiu.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORITIBA


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 8 de agosto de 2013, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Jackson Massara dos Santos (RJ)

GRÊMIO: Dida; Gabriel, Rhodolfo e Bressan; Pará, Adriano, Riveros, Elano e Alex Telles; Kleber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

CORITIBA:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; William Farias, Gil, Robinho e Lincoln; Geraldo e Deivid (Everton Costa)
Técnico: Marquinhos Santos

Tags: arena coritiba grêmio série A