Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Gabriel marca pela primeira vez e Santos derrota o Grêmio na Vila Belmiro

Peixe sai em vantagem nas oitavas com triunfo por 1 a 0 em casa

postado em 21/08/2013 21:50 / atualizado em 21/08/2013 22:14

IRANDY RIBAS/A TRIBUNA DE SANTOS

O primeiro gol do atacante Gabriel, de apenas 16 anos de idade, garantiu uma importante vitória para o Santos, diante do Grêmio, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro. A jovem revelação santista, uma das grandes apostas do clube para o futuro, marcou o gol do triunfo do Peixe, por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

As duas equipes voltam a medir forças em duelo marcado para a próxima quarta, às 21h50 (de Brasília), na Arena do Grêmio. O vencedor da eliminatória estará nas quartas de final da competição. Os alvinegros podem empatar ou até perder por um gol de diferença, desde que balancem as redes fora de casa, para prosseguir na Copa do Brasil.

O jogo

O Grêmio começou melhor na partida. Logo aos seis minutos, Kleber cruzou da esquerda na direção de Barcos, mas o centroavante argentino foi atrapalhado pelo zagueiro Edu Dracena, mandando a bola à direita do gol defendido por Aranha.

A resposta santista chegou dez minutos mais tarde, quando Montillo recebeu de Neílton e bateu para o meio da área, buscando Thiago Ribeiro. Porém, o atacante do Peixe chegou atrasado no lance e não conseguiu alcançar a bola a tempo de empurrá-la para as redes.

Após essas duas chances criadas, os dois times pouco produziram, em um jogo que se amarrou no meio-campo. A melhor oportunidade ainda foi da equipe alvinegra, aos 41, com Thiago Ribeiro cruzando da esquerda, mas sem que nenhum de seus companheiros conseguisse fazer o complemento da jogada.

No intervalo, o técnico interino do Santos, Claudinei Oliveira, sacou o experiente volante Marcos Assunção, apostando na entrada do jovem meia Leandrinho.

Mas foi o Tricolor Gaúcho quem esteve perto do gol no início do segundo tempo. Aos dois, se aproveitando de cruzamento de Pará, Kleber quase marcou, de cabeça. No entanto, o atacante gremista não pegou bem na bola, desperdiçando a chance de abrir o placar para os visitantes.

Melhor no começo da etapa complementar, o Grêmio esteve mais uma vez perto do gol. Aos nove, Barcos tocou de cabeça no contrapé de Aranha, após cruzamento de Pará, só que a bola saiu muito próxima ao gol santista.

No minuto seguinte, o Peixe respondeu com duas boas chances. Na primeira, Dida tirou de soco uma bola que ficou “viva” na área, depois de cruzamento de Rafael Galhardo. Na outra, o goleiro do time gaúcho segurou forte chute de Thiago Ribeiro, após boa jogada individual do atacante.

O Tricolor Gaúcho assustou novamente, aos 17, quando Bressan acertou boa cabeçada após cobrança de escanteio executada por Ramiro. Aranha defendeu parcialmente e, no rebote, o bolaste gremista Souza perdeu chance incrível, dentro da pequena área, mandando a bola por cima da trave.

Após mais uma oportunidade dos visitantes, Claudinei resolveu mexer mais uma vez no time praiano. Aos 23, Neílton deixou o gramado para a entrada de outro atacante, Gabriel. Do outro lado, Renato Gaúcho trocou Riveros por Guilherme Biteco, aos 30. Mais tarde, Matheus Biteco substituiu Kleber.

Pouco após a entrada de Matheus Biteco, o Santos chegou ao gol com Gabriel. Aos 36, o jovem avante do Peixe aproveitou cruzamento da esquerda feito por Montillo e, de primeira, colocou a sua equipe na frente no placar: 1 a 0 para os donos da casa.

Com a vantagem, Claudinei Oliveira fez mais uma alteração no time santista. Aos 38, o volante Alan Santos entrou no lugar do lateral-direito Rafael Galhardo. Na equipe gremista, Lucas Coelho substituiu Ramiro, aos 41. Os santistas, então, conseguiram administrar a vantagem até o apito final do árbitro.

SANTOS 1 X 0 GRÊMIO

Local:
Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data: 21 de agosto de 2013, quarta-feira
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Público: 6.195 pagantes
Renda: R$ 173.547,00
Cartões amarelos: Montillo, Edu Dracena, Neílton, Durval e Gabriel (Santos); Barcos, Bressan e Kleber (Grêmio)

Gol: Gabriel, aos 36min do segundo tempo

SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo (Alan Santos), Edu Dracena, Durval e Mena; Alison, Marcos Assunção (Leandrinho), Cícero e Montillo; Neílton (Gabriel) e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira


GRÊMIO:
Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Lucas Coelho), Riveros (Guilherme Biteco) e Alex Telles; Kleber (Matheus Biteco) e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho