Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Bragantino elimina Figueirense nos pênaltis e enfrenta São Paulo na 3ª fase da Copa do Brasil

Braga levou a melhor nas penalidades após ser derrotado no tempo normal por 2 a 1

postado em 22/07/2014 22:51

Gazeta Press

Se o Bragantino não atravessa uma boa fase na Série B do Campeonato Brasileiro, vive uma situação completamente diferente na Copa do Brasil. Nesta terça-feira, depois de vencer o primeiro jogo, o time do interior paulista voltou a encarar o Figueirense, pela segunda fase, foi derrotado novamente por 2 a 1 no tempo regulamentar, mas se garantiu nos pênaltis: um triunfo por 4 a 3 para selar a classificação.

Herói no tempo regulamentar, Jean Carlos viu o Bragantino sair na frente do placar, mas marcou os dois gols da virada catarinense na etapa complementar. Nos pênaltis, porém, o atacante foi o responsável pela última cobrança, chutou para fora e viu o adversário avançar na Copa do Brasil.

Agora, a equipe comandada por Mazola Júnior terá pela frente o São Paulo, que já estava com a vaga garantida na terceira fase antes mesmo da parada para a Copa do Mundo. O confronto está marcado para dia 30 de julho, quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), em Bragança Paulista.

O Figueirense, por sua vez, terá que voltar à realidade da Série A do Campeonato Brasileiro, pela qual também não faz boa campanha. O time comandado por Guto Ferreira, que foi vaiado nesta terça, figura na zona de rebaixamento e enfrenta o líder Cruzeiro no próximo final de semana.

O jogo

Com a vitória do Bragantino por 2 a 1 no primeiro jogo do confronto, a missão do Figueirense não era tão complicada. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, o time da casa precisava de uma vitória simples por 1 a 0 para avançar na competição. O jogo, no entanto, começou frio em um Orlando Scarpelli com público baixo.

Se o time da casa não pressionou, os visitantes aproveitaram para ficar em situação ainda mais confortável no duelo. Aos 19 minutos, o Bragantino colocou a bola na área, Cesinha desviou para o gol, Tiago Volpi tentou tirar, mas a bola ultrapassou a linha. O atacante Nunes ainda voltou a completar para o fundo das redes, porém a arbitragem confirmou o gol no primeiro lance.

Após o gol do time do interior paulista, a partida se transformou em um ‘ataque contra defesa’. Diante de uma torcida irritada, que criticava o treinador Guto Ferreira e passava a pegar no pé de alguns jogadores, o Figueirense, enfim, pressionava o Bragantino. Já no fim do primeiro tempo, o zagueiro Marquinhos chegou a empatar, mas o gol foi invalidado pela arbitragem.

Na volta do intervalo, o Figueirense estava ainda mais nervoso. Sem conseguir trabalhar a bola no ataque, via o Bragantino em situação cada vez mais confortável. Guto Ferreira então modificou sua equipe. Pablo entrou para armar no meio de campo, enquanto Clayton foi a aposta para dar mais velocidade ao ataque. Antes disso, Vitor Júnior também foi acionado.

As substituições deram resultado. Aos 30 minutos do segundo tempo, Clayton arrancou pela direita, fez bela jogada, deixou a marcação para trás, e cruzou para Jean Carlos escorar sem marcação. O empate fez a torcida se animar, o time também embalou e o Bragantino já não assustava mais em contra-ataque. Os minutos finais seriam dramáticos em Florianópolis.

Ao pressionar o Bragantino de forma efetiva, a equipe da casa não demorou a virar a partida e deixar o confronto empatado. Aos 35 minutos do segundo tempo, Marquinhos desviou a cobrança de escanteio na primeira trave e viu Jean Carlos aparecer mais uma vez para colocar no fundo das redes. Era o gol que levava a decisão para a disputa de pênaltis.

Os experientes Kléber e Nunes começaram as cobranças e marcaram para as suas equipes. Os dois times seguiram colocando a bola na rede, mas Yago, na quarta rodada, desperdiçou o chute para o Bragantino. Em seguida, Clayton chutou para a fora e não conseguiu deixar o Figueirense em vantagem. Já na quinta, Luisinho marcou para os visitantes, enquanto Jean Carlos, que fez os dois gols no tempo normal, mandou para a fora, e viu sua equipe ser eliminada.

FIGUEIRENSE 2 (3) X (4) 1 BRAGANTINO

FIGUEIRENSE
Tiago Volpi, Luan, Marquinhos, Nirley e Careceda; Paulo Roberto (Vitor Júnior), Nem, Kléber e Léo Lisboa (Pablo); Jean Carlos e Everaldo (Clayton)
Técnico: Guto Ferreira

BRAGANTINO
Renan, Geandro, Guilherme Matis (Samuel Santos), Yago e Alexandre (Robertinho); Tobi, Francesco, Fabiano e Sandro; Cesinha (Luisinho) e Nunes
Técnico: Mazola Júnior

Gols: Cesinha, aos 18 do 1ºT; Jean Carlos, aos 30 e aos 35 minutos do 2ºT
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 22 de julho de 2014, terça-feira
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Marcus Vinicius Gomes (ambos de MG)
Cartões amarelos: Nirley, Nem (Figueirense), Yago, Alexandre, Fabiano e Nunes (Bragantino)

Pênaltis: Kléber, Marquinhos e Pablo marcaram para o Figueirense, enquanto Clayton e Jean Carlos chutaram para fora; Nunes, Samuel, Geandro e Luisinho fizeram para o Bragantino. Tiago Volpi defendeu chute de Yago