Futebol Nacional
None

GAMES

Atlético e Cruzeiro conversam com EA Sports e acompanham exclusão brasileira do Fifa 15

Nova edição do jogo não vai contar com Brasileirão por precaução da produtora

postado em 01/08/2014 17:42

Thiago de Castro /Superesportes

Divulgação


A decisão da EA Sports de excluir o Campeonato Brasileiro do jogo 'Fifa 15', que será lançado no fim de setembro, pegou os fãs de videogame e clubes de surpresa, nesta semana. Em Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro acompanham o imbróglio.

Segundo a empresa que fabrica o jogo, a liga nacional não poderá ser reproduzida por conta de um problema burocrático no licenciamento dos jogadores que atuam no Brasil. Mesmo que tenha contrato com os clubes, a EA não se sente segura juridicamente para reproduzir os atletas virtualmente, uma vez que alguns advogados creem que a cessão dos direitos de imagem devem ser negociados individualmente.

Os contratos de Atlético e Cruzeiro com a EA Sports vencem em dezembro deste ano. Isso significa que eles não contemplam a presença dos clubes para a partir do Fifa 15. Segundo o departamento de comunicação alvinegro, ‘o diálogo com os produtores está aberto e a situação está sendo acompanhada’.

Marcone Barbosa, diretor de marketing celeste, afirma que há conversas com a EA para uma renovação contratual, que ainda não está definida. Caso um novo contrato seja feito, haveria um acordo para que exista a presença do Cruzeiro no jogo, mesmo sem o Brasileirão.

Os clubes nacionais e seus jogadores que conseguirem um acordo com a EA poderiam aparecer na lista de equipes que não tem seu campeonato nacional reproduzido.

Santos

O assunto chamou tanto a atenção dos clubes que a diretoria do Santos se manifestou publicamente com nota oficial. O clube paulista deseja que a situação seja esclarecida pela EA Sports:

Leia, na íntegra, o comunicado emitido pelo Santos:

“Em nome da sua imensa torcida, em especial aos fãs do jogo da série FIFA, da EA Sports, o Marketing do Santos FC gostaria de esclarecer os seguintes pontos:

1. O Santos FC estranhou a decisão da EA Sports, já que tem contrato vigente com a empresa até 2018; 2. Na vigência de seu contrato, o Clube sempre participou das versões anteriores; 3. Em nota oficial, a empresa Eletronic Arts alega "que não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos dos jogadores". O Santos FC esclarece que, em nenhum momento, foi procurado pela empresa para qualquer acordo; 4. O Santos FC vai pedir à empresa para que explique a que "mudanças no processo de licenciamento no Brasil" ela se refere na mesma nota oficial; 5. O Santos FC mantém contrato de exploração de imagem com todos os seus jogadores e, também, implantou o mais moderno regimento interno para regular o uso da imagem dos seus atletas, o que atenderia todas as necessidades legais cabíveis ou conhecidas.

O Santos FC considera esse mercado altamente estratégico para o Clube, não medindo esforços para viabilizar os produtos, tanto que sempre procura atender as necessidades de seus parceiros comerciais neste segmento.

Como exemplo, já estamos negociando a participação do Santos FC para a versão deste ano do Pro Evolution Soccer, da Konami.

Fomos o primeiro clube brasileiro a ter seu estádio disponível no jogo, a partir da versão 2012.

Por duas vezes, o Santos FC foi capa com imagem individual de atletas, no vídeo game Pro Evolution Soccer, e uma vez com os demais clubes.

Mantemos com a Konami um ótimo relacionamento, onde todas as informações são conversadas e o departamento de Marketing do clube tem acesso a qualquer tipo de mudança ou alteração.
Sem mais, o Santos FC se coloca à disposição da EA Sports para maiores esclarecimentos.”

Tags: EA Sports fifa 15 vascorj botafogorj fluminenserj flamengorj futinternacional brasileiro santos cruzeiroec atleticomg videogame jogo games