Futebol Nacional
None

SÉRIE B

Em Campinas, Ponte Preta arranca empate com Paraná e pode perder liderança da Série B

Macaca perdia por 2 a 0, buscou resultado e agora tem de secar concorrentes

postado em 30/09/2014 22:41

Gazeta Press

O Paraná Clube surpreendeu com uma nova formação do sistema defensiva e, jogando em Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli, interrompeu a sequência de cinco vitórias da Ponte Preta ao empatar com a Macaca por 2 a 2. O Tricolor segurou a pressão até os 43 minutos do segundo tempo, mas ainda assim somou um ponto fora, seguindo na 14ª colocação. Já o time alvinegro manteve a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, mas permitirá a aproximação dos adversários diretos.

Os donos da casa dominavam a partida quando, aos 38 minutos do primeiro tempo, Arthur subiu na área para testar e abrir o placar para os visitantes. Dois minutos depois, também de cabeça, Jean fez o segundo para ampliar a vantagem. Depois do intervalo, Alexandro descontou em cobrança de pênalti, aos 12 minutos. Aos 43 minutos, Alexandro fez mais um para deixar tudo igual.

Na próxima rodada, a Ponte Preta enfrenta o Boa Esporte, terça-feira, no Estádio Melão, em Varginha. Já o Paraná Clube volta a campo no mesmo dia para encarar o Oeste, na Vila Capanema, em Curitiba.

O jogo – com o time bastante modificado, o Tricolor da Vila, que contava inclusive com alguns reforços que chegaram de última hora, tentava reencontrar o caminho das vitórias e parar a arrancada campineira. Mas quem tomou a iniciativa da partida foram os donos da casa, que chegaram pela primeira vez com perigo aos seis minutos, em testada firme de Tiago Alves que parou nas mãos de Murilo. Aos oito minutos, João Paulo cruzou fechado, direto pela linha de fundo.

A Ponte quase surpreendeu na base do chutão com Tiago Alves fazendo a ligação direta para Cafu, aos 12 minutos. Ligado na partida, Murilo deixou a meta para defender. Aos 20 minutos, Juninho levantou na medida para Raphael Silva que, no entrando, entrava em impedimento. O Paraná tinha dificuldades em sair de seu campo de defesa. Aos 31 minutos, João Paulo cobrou falta na entrada da área e isolou.

Quando parecia questão de tempo o primeiro gol da Macaca, aos 38 minutos, Henrique Santos cruzou e Arthur desviou de cabeça para abrir o placar para o time paranista. Dois minutos depois, Lúcio Flavio cobrou falta e Jean testou para balançar as redes e fazer o segundo, deixando o torcedor estupefato no Moisés Lucarelli. Aos 46 minutos, Cajá bateu falta com força e Murilo foi mal na bola, que ainda acertou a trave antes de sair em escanteio.

Para a etapa final, a Ponte voltou com Thomás no lugar de Renato Cajá. Aos seis minutos, João Paulo cobrou falta para o meio da área e Murilo saiu bem para interceptar. A equipe paulista cruzava de onde estava, facilitando a vida do goleiro paranista, como aos nove minutos, em levantamento de Roni. Até que, aos 12 minutos, Roni invadiu a área e foi travado por Alef. Pênalti marcado. Na cobrança, Alexandro balançou as redes pela oitava vez na competição.

O gol levantou de vez o torcedor alvinegro nas arquibancadas. Aos 15 minutos, Thomas cruzou e a bola passou por todo mundo. O troco veio na sequência, com Henrique Santos, que abriu espaço e soltou o pé, pela linha de fundo. Thomás entrou muito bem na partida e, aos 22 minutos, arriscou um chute forte pra defesa de Murilo em dois tempos. A pressão era grande e, aos 25 minutos, Tiago Alves cabeceou para mais uma bela intervenção do arqueiro tricolor.

A artilharia era pesada, mas Murilo trabalhou bem ao pegar o chute de Thomás, aos 29 minutos. Dois minutos depois, Roni desviou de letra dentro da área e a bola sobrou fácil para o goleiro. Em jogada ensaiada na entrada a área, João Paulo rolou para Thomás arrematar com força, para fora. Até que, aos 43 minutos, Cafu aproveitou falha da defesa para roubar a bola e tocar para Alexandro desviar na saída do goleiro para decretar o empate.

PONTE PRETA 2 X 2 PARANÁ

PONTE PRETA
Roberto; Rodnei, Rafhael Silva (Gilvan), Tiago Alves e João Paulo; Fernando Bob, Juninho, Renato Cajá (Thomás) e Roni (Douglas Tanque); Jonathan Cafu e Alexandro
Técnico: Guto Ferreira

PARANÁ
Murilo; Chiquinho, Alef (Lucas Otávio), Cleiton e Paulinho; Edson Sitta, Jean, Henrique Santos e Lucio Flavio; Arthur (Anderson Rosa) e Tiago Alves (Júlio César)
Técnico: Ricardinho

GOLS: Alexandro, aos 12 minutos e aos 43 minutos do segundo tempo (PON); Arthur, aos 38 minutos e Jean, aos 40 minutos do primeiro tempo (PAR)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP
Data: 30 de setembro de 2014, terça-feira
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado-TO
Assistentes: Fabio Pereira-TO (Fifa-TO) e Francisco Casimiro de Sousa-TO
Cartões amarelos: Alexandro (Ponte); Chiquinho, Arthur, Edson Sitta, Henrique Santos e Lucas Otávio (Paraná)

Tags: Série B Campinas Paraná Ponte Preta serieb