Futebol Nacional
None

CLÁSSICO

Em concentração, árbitro do clássico mineiro passará por intensivo com vídeos e 'palestra'

Quinteto de arbitragem que atuará neste domingo terá uma preparação especial

postado em 06/03/2015 16:06 / atualizado em 06/03/2015 16:30

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O quinteto que atuará no clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético neste domingo terá uma preparação especial. Os árbitros ficarão concentrados em um hotel da tarde de sábado até a saída para o jogo. Além de descanso, esse tempo será destinado ao estudo, com direito a vídeos de lances polêmicos e 'palestra' do presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), Giulliano Bozzano. Uma psicóloga e um preparador físico também estarão à disposição dos ‘homens de preto’.

A medida já foi adotada em outros estados com relativo sucesso. A intenção dos dirigentes da FMF é aproximar a equipe de arbitragem e montar um "plano de jogo". "Na concentração, os árbitros ganham em qualidade de descanso e qualidade de trabalho. Eles terão momentos para planificar o trabalho, combinar como vai ser o gestual, que tipo de conduta adotar durante o jogo. Em geral isso é muito importante”, avalia Bozzano.

O trio principal ficará junto em um apartamento e o quarto e quinto árbitros ficarão em um duplo. Eles chegarão ao hotel por volta das 15h de sábado. Durante a tarde, receberão algumas orientações do presidente da Comissão de Arbitragem. Depois, assistirão a uma coletânea com lances polêmicos. O objetivo é esclarecer eventuais dúvidas.

Segundo Bozzano, os árbitros apoiaram a iniciativa. “Eles gostaram. Eu tive o cuidado de conversar com eles antes e eles aprovaram a ideia, acharam a medida produtiva”, conta.

A FMF estenderá a concentração a todos os jogos considerados 'decisivos' apenas na capital. No interior, a medida não se aplica porque os árbitros viajam com um dia de antecedência.

O clássico de domingo será o segundo sob o comando de Emerson de Almeida Ferreira. Ele apitou, em 28 de julho de 2013, a vitória celeste por 4 a 1, no Mineirão.

Arbitragem no clássico

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Márcio Eustáquio Santiago (CBF Especial 1)
Quarto árbitro: Flávio Henrique Coutinho (CBF/FMF)
Quinto árbitro: Júnior Antônio da Silva

Tags: cruzeiroec atleticomg arbitragem árbitro clássico concentração