Futebol Nacional
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Ensaio para a Copa América

Brasil reencontra Chile no último compromisso antes da disputa da Copa América

postado em 29/03/2015 11:01

CBF/Divulgação
Londres
– Brasil x Chile, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, foi um jogo terrível. Uma bola no travessão no fim da prorrogação, e quase a eliminação nos pênaltis. Foi o jogo em que o zagueiro e capitão Thiago Silva chorou e recusou-se a bater uma penalidade. Agora, as duas equipes se enfrentam em amistoso em Londres, no Emirates Stadium, hoje, às 11h (horário de Brasília), para medir forças sobre quem está melhor no continente americano. O Chile será o dono da Copa América, que começa em junho. O Brasil junta os cacos da perda da Copa, em casa, para tentar recuperar sua autoestima e poder de reação. Os chilenos deram mostras de que formam uma boa equipe. Os brasileiros, sob o comando de Dunga, andam impecáveis. Sete jogos, sete vitórias, com atuações convincentes, como no triunfo de 3 a 1 sobre a França no Saint-Denis.

Dunga deu nova mentalidade ao time no aspecto emocional, além de mais consistência na defesa e no meio-campo. Passou aos jogadores que não há ninguém pior por causa dos 7 a 1 diante da Alemanha, na Copa, e que em sua equipe, exceto Neymar, os demais brigam por posição. Abriu a concorrência e está dando certo. Oscar e Willian, por exemplo, não são titulares absolutos no Chelsea, mas na Seleção têm rendido muito bem e conquistado o técnico. Dunga acabou com a figura do centroavante fixo. “Quero todos rodando por ali. Ninguém mais joga parado. Acho que os jogadores entenderam bem isso.”

A julgar pelo treino de ontem no Emirates Stadium, Dunga vai manter o time que começou o jogo contra a França, ainda que tenha mencionado chances para quem não vem atuando. Quer entrosar ao máximo a equipe, para a estreia na Copa América, dia 14 de junho. Até lá haverá mais dois amistosos no Brasil. Ele tem treinado os setores de forma separada, o que não representa exatamente uma inovação, como sugeriram alguns. Em campo tem havido mais equilíbrio e o volante Elias, uma das novidades, se encaixou bem na equipe.

Ao menos na Europa o amor do brasileiro pelo time continua inabalável, apesar daquele vexame de 8 de julho no Mineirão. Se vencer a Copa América, Dunga terá a chance de reaproximar o povo do Brasil com o time canarinho. Ainda que nem de longe a competição tenha peso como a Copa do Mundo, para o treinador é sua porta de entrada para ficar até o Mundial da Rússia. Dunga se apega aos números, que o põem à frente de Zagallo como o técnico de maior percentual de aproveitamento na história do comando da Seleção, certamente conta com a conquista da Copa América e tem, no jogo de hoje contra o Chile, um bom teste para definir parte do grupo que estará com ele até lá.

*O repórter viajou a convite da CBF


BRASIL X CHILE

BRASIL
Jefferson (Diego Alves); Danilo, Miranda, Thiago Silva e Filipe Luís (Marcelo); Luiz Gustavo, Elias (Fernandinho), Willian e Oscar, Firmino (Luiz Adriano) e Neymar.
Técnico: Dunga

CHILE
Bravo; Isla, Jara, Medel e Mena; Pizarro, Aránguiz, Vidal e Orellana; Alex Sanchez e Vargas
Técnico: Jorge Sampaoli

Estádio: Emirates Stadium
Horário:11h
Árbitro: Martin Atkinson
Assistentes: Gary Beswick e John Brooks
Transmissão: Globo e Sportv





GOLEADA E ESTREIA HISTÓRICA

Contratado pelo Real Madrid com status de craque, o armador norueguês Martin Ödegaard entrou para a história das Eliminatórias da Eurocopa ontem: aos 16 anos e 101 dias, tornou-se o atleta mais jovem a ser titular de uma seleção na competição. Porém, a Croácia foi quem brilhou em campo, ao golear a Noruega por 5 a 1, em Zagreb, e segue na liderança do Grupo H. Outros resultados: Bulgária 2 x 2 Itália e Holanda 1 x 1 Turquia, Cazaquistão 0 x 3 Islândia, Azerbaijão 2 x 0 Malta, Israel 0 x 3 País de Gales, República Checa 1 x 1 Letônia, Andorra 0 x 3 Bósnia e Herzegovina e Bélgica 5 x 0 Chipre. Em amistosos de seleções, a Argentina bateu El Salvador por 2 a 0, em Washington. Já o Uruguai venceu Marrocos por 1 a 0, em Agadir.

Tags: seleçao brasil chile amistoso