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COPA SUL-MINAS

Dirigentes se reúnem, e Daniel Nepomuceno indica conversa avançada por Copa Sul-Minas

Presidente do Atlético diz que outras reuniões ocorrerão em prol do torneio

postado em 21/08/2015 17:50 / atualizado em 21/08/2015 21:07

Bruno Cantini/Divulgação

Representantes de 12 clubes se encontraram na tarde desta sexta-feira, na Cidade do Galo, para tratar detalhes da edição de 2016 da Copa Sul-Minas, cuja realização ainda dependerá de outras reuniões. Além do presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, estiveram no CT alvinegro os dirigentes de Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Coritiba, Figueirense, Criciúma, Avaí, Joinville, Flamengo e Fluminense – os dois últimos clubes são convidados.

Em declaração ao site oficial do Atlético, Nepomuceno disse que as conversas para a realização da competição avançaram muito. “Foi uma reunião muito proveitosa. Entendo que houve avanço. Outros encontros acontecerão com o objetivo de colocar em prática o desejo que temos na realização da Copa Sul-Minas, que entendo ser uma evolução do nosso calendário”, afirmou o mandatário.

Foi a quarta reunião entre os representantes dos clubes. Entre os principais cartolas, destacam-se Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro; Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR; Romildo Bozan, presidente do Grêmio; e André Macias, vice-presidente do Coritiba, clube idealizador do retorno da competição interestadual.

Modelo da Sul-Minas

Documento obtido pelo Superesportes
A proposta de formato da Copa Sul-Minas inclui oito clubes fixos, conforme ranking da CBF: Coritiba, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético, Figueirense e Criciúma. Campeão da primeira edição do torneio, o América está fora. Flamengo e Fluminense, interessados em participar, entrarão como convidados.

O projeto executivo também contempla proposta de gestão profissional com a criação de um conselho administrativo. A diretoria da Copa seria liderada por um CEO, diretor de competições, diretor jurídico, comunicação e marketing - todos remunerados -, além de oito membros dos clubes participantes fixos.

“A administração e gestão da Copa Sul-Minas 2016 pretende ser um diferencial em promoção de eventos de futebol no Brasil. Com a proposta de não trabalhar apenas com a corretagem dos valores recebidos pela promotora, parceira dos direitos televisivos, mas sim construir ferramentas e ações de patrocínio e apoio promocional que contemplem todos os clubes participantes de forma isonômica”, diz o documento.

A comercialização antecipada de ingressos também é lembrada ao longo do projeto. Através de call-center, autoatendimento e aplicativos mobile, a organização do torneio pretende otimizar a aquisição dos bilhetes. Um esquema (foto) apresenta os processos.

Patrocínio

Documento obtido pelo Superesportes
Mídia estática nos estádios e Marketing Direto Promocional são as possibilidades de receita descritas na proposta de patrocínio para alcançar o investimento que viabiliza a criação do torneio: cerca de R$ 80 milhões. A todo momento, o projeto executivo cita isonomia na gestão da Copa.

“Criar ações de patrocínio e apoio promocional que contemplem todas as arenas esportivas envolvidas no evento, com cotas únicas de ativação em mídia estática outdoor e marketing direto e promocional, com a distribuição de direitos em cotas iguais para todos os clubes participantes”, planeja outro trecho do documento.

Responsável pela maior cota de patrocínio, a dona dos direitos de transmissão para televisão terá papel fundamental na viabilização do torneio. Conforme apurou o Superesportes, a rede Esporte Interativo, do Grupo Warner, e a Fox Sports já mostraram interesse na aquisição da Sul-Minas.

Inspiração na Liga dos Campeões e NBA

Documento obtido pelo Superesportes
“Cada jogo, um evento”, anunciam os organizadores da Sul-Minas, inspirados na Liga dos Campeões. A proposta é de proporcionar ao público da competição experiência de entretenimento, com produção de eventos musicais, lojas de produtos oficiais da competição e dos clubes participantes. “Jogos como ferramenta de networking e endomarketing”.

Algumas ações especiais já estão definidas, inclusive. Inspirada na NBA, a Sul Minas pretende criar camiseta e hashtag dos jogos, promoção voltada para áreas vip’s e incentivos de inovação para cobertura jornalística do evento. Além disso, em campo, pré-jogo com entrosamento com torcida e trabalho em parceria com mascotes.

Regional x Estadual

O projeto executivo também compara a média de público da Copa Nordeste, torneio regional de sucesso, com os estaduais de Minas e do Sul. “O apelo emocional e esportivo de um evento que envolve os melhores clubes de futebol de quatro grandes estados da federação, proporciona maior retorno comercial, institucional e de marca substancialmente maior que o retorno atingido nos campeonatos estaduais”, diz o plano.

A média de público dos estaduais de Minas Gerais (5.377), Santa Catarina (3.562), Paraná (3.177) e Rio Grade do Sul (4.587) são bem inferiores a da Copa do Nordeste (7.830), que voltou a ser disputada em 2010 com 20 clubes. Principais equipes da competição, Ceará, Bahia e Fortaleza tiveram ótimos índices, individualmente: 24.282, 20.049, 18.922, respectivamente.

* Com informações de Tiago Mattar

Documento obtido pelo Superesportes

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