Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Em alta no Campeonato Brasileiro, Figueirense e Grêmio se enfrentam em Florianópolis

Partida pela 22ª rodada ocorre nesta quinta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli

postado em 03/09/2015 09:29 / atualizado em 03/09/2015 09:45

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Apesar de estarem em situações bem diferentes na tabela do Campeonato Brasileiro, Figueirense e Grêmio chegam para o confronto desta quinta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em momentos semelhantes. Com três vitórias e um empate desde a chegada do técnico René Simões, a equipe catarinense tentará acabar com uma invencibilidade de mais de um mês dos gaúchos, que acumulam cinco vitórias e dois empates nos últimos sete jogos.

A boa fase do Figueira não se resume à classificação sobre o favorito Atlético na Copa do Brasil. No Brasileirão, a equipe vem de duas importantes vitórias seguidas: bateu o Sport, em casa, por 2 a 1, e, no último sábado, derrotou o Vasco no finzinho, em pleno Maracanã, por 1 a 0. O impacto positivo da chegada de René Simões foi sentido de imediato pelo elenco alvinegro.

“O professor René é muito inteligente e estudioso do futebol e acredito que com ele possamos ter um restante de temporada muito bom conquistando bons resultados”, analisa o atacante Alemão, outro que chegou recentemente ao Orlando Scarpelli e vem mostrando bom trabalho.

Apesar do momento positivo, a situação do Figueira na tabela ainda inspira cuidados. A vitória sobre o Vasco levou a equipe a 26 pontos, finalizando a última rodada no 14º lugar, a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. A sequência é dura: após o Grêmio a equipe de Floripa enfrentará o Cruzeiro em um confronto direto, os postulantes a G4 Atlético-PR e Palmeiras e o clássico contra o Avaí.

A equipe que começará o jogo desta quinta deve ser a mesma que bateu o Vasco no Rio. A única dúvida está no banco: autor do gol da vitória no Maracanã, Marcão sofreu uma pancada no tornozelo durante um treino no começo da semana e pode ficar de fora da partida.

No Grêmio, a situação de tabela é bem diferente. Com 38 pontos, a equipe gaúcha está em 3º lugar, quatro pontos à frente da saída do G-4. Ainda assim, a necessidade de vencer é grande: o time de Roger Machado empatou duas vezes seguidas, contra Ponte Preta e Coritiba, e viu sua distância para os líderes Corinthians e Atlético-MG aumentar, e para os concorrentes que vêm atrás diminuir neste período.

Os dois empates gremistas ocorreram em jogos disputados às 11h da manhã de domingo, ambos sob forte calor. O cansaço é uma das preocupações dos gaúchos para este período de muitos jogos acumulados: “a gente cansou, foi visível no semblante dos jogadores. Um semblante muito parecido ao do jogo contra a Ponte. Fizemos uma força a mais por termos jogado apenas com três dias de intervalo. Tive que queimar uma substituição para tirar o Galhardo, o Edinho também saiu reclamando”, afirmou Roger, após o empate com o Coxa na Arena.

Para esta quinta, o Tricolor tem cinco desfalques, mas apenas um por problema físico: Maicon, com lesão muscular, segue de fora, dando lugar a Edinho. Douglas, suspenso, abre espaço para o uruguaio Maxi Rodríguez. Já Marcelo Grohe, Luan e Erazo foram convocados por suas seleções. Tiago, Bobô e Bressan serão seus substitutos, respectivamente.

FIGUEIRENSE X GRÊMIO

FIGUEIRENSE
Alex Muralha; Leandro Silva, Bruno Alves, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Dener, Paulo Roberto e João Vítor; Clayton, Dudu e Alemão
Técnico: René Simões

GRÊMIO
Tiago; Galhardo, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano e Maxi Rodríguez; Fernandinho e Bobô
Técnico: Roger Machado

Local: Estádio Orlando Scarpelli
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse (Fifa-SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (Asp. Fifa-MS)

Tags: figueirense grêmio gremiors figueirensesc seriea