Futebol Nacional
None

VETERANOS

Equipes do interior e de menor expressão resgatam veteranos para Estaduais

Clubes tentam chamar a atenção e agregar qualidade para as disputas locais

postado em 16/01/2017 15:30 / atualizado em 16/01/2017 16:15

Os campeonatos estaduais começam no fim do mês e, como de costume, velhos conhecidos do futebol brasileiro surgem em clubes de menor expressão pelo Brasil. Movidos pela visibilidade, muitos encaram as competições como chance de prolongar a vida profissional e, para isso, voltam aos clubes de início de carreira, às cidades natais ou incham grupos montados por empresários e investidores.

Em Minas Gerais, o Villa Nova apostou em três atletas com longa trajetória no futebol nacional. O principal nome é o goleiro Fernando Henrique, de 33 anos, campeão da Copa do Brasil'2007 e do Brasileiro'2010 pelo Fluminense e que estava no Remo. Também chegaram o experiente zagueiro Gladstone, de 32, que estava na campanha da Tríplice Coroa do Cruzeiro, em 2003; e o armador Tchô (ex-Atlético), de 29.

“É bom estar de volta onde fui criado. É um campeonato altamente competitivo, principalmente entre os clubes do interior”, comentou o capixaba Gladstone, que volta ao futebol mineiro depois de uma década. Tchô, por sua vez, retorna ao Villa Nova, clube que defendeu em 2013, quando o Leão chegou à semifinal. “Estou feliz. Já sei como funciona o clube e espero ajudar como ajudei em 2013, quando conquistamos o título do interior. Quem sabe a gente consiga fazer outra boa campanha e chegar às semifinais?”, comentou o jogador em sua apresentação.

Já os clubes do interior apostaram em centroavantes com passagem pelo futebol mineiro. O Uberlândia terá no ataque o experiente Reinaldo Alagoano, de 30, que defendeu o Cruzeiro em 2008, sem se firmar. O Tricordiano, de Três Corações, que rescindiu com Carlinhos Bala antes mesmo da pré-temporada, anunciou na semana passada Brandão, de 36. O atacante catarinense, também com passagem pela Toca da Raposa, jogou boa parte da carreira no futebol francês, onde defendia o Bastia desde 2014. Brandão será treinado pelo ex-goleiro Edinho, que assumiu o time da cidade natal do pai, Pelé.

Em Juiz de Fora, o atacante Flávio Caça-Rato, que foi ídolo no Santa Cruz-PE, é uma das novidades do Tupi para o Campeonato Mineiro: “Estou satisfeito com o trabalho aqui, o grupo tem jogadores bons e com disposição para crescer. É isso que quero, fazer um bom papel aqui, ajudar o clube.”

OASIS DE VETERANOS

De todos os estaduais, nenhum terá tantos velhos conhecidos como o Carioca. A grande atração, certamente, é o retorno do uruguaio Loco Abreu ao futebol brasileiro. O ex-atacante do Botafogo teve recepção de gala no Bangu, mas são outros dois clubes que se armaram de jogadores bastante rodados no futebol brasileiro: o Boavista, treinado por Joel Santana, que tem velhos conhecidos do gol (Felipe, ex-Flamengo e Corinthians) ao ataque (Leandrão, ex-Botafogo e Vasco), passando por atletas com vivência no futebol mineiro como Fellype Gabriel (ex-Cruzeiro) e o lateral-esquerdo Pedro Botelho (ex-Atlético).

O centroavante Souza (ex-Flamengo e Corinthians) é a arma do Madureira, de PC Gusmão, e o experiente Nélio, de 32 – candidato a “novo Zico” quando surgiu no Flamengo –, é a aposta do Campos, novidade da competição. Já o Bonsucesso terá o atacante Schwenck, de 37 anos, campeão mineiro com o Cruzeiro em 2004. O Tigres, do zagueiro Rodrigo Arroz, terá duas novidades no banco: será comandado pelo ex-lateral Pedrinho e o ex-armador Felipe (ex-Vasco e Flamengo), de 39, que terá a primeira experiência como técnico.

No Paulista, a divisão de acesso terá personagens curiosos. O Taboão da Serra anunciou o atacante Adriano Gabiru, autor do gol do título mundial do Internacional, em 2006, e terá também Túlio Maravilha, de 47, aposentado desde 2014. Na Série A2, a atração é o ex-são-paulino Fábio Simplício, que defende o Batatais.

Tags: interior cruzeiroec atleticomg americamg mineiro mineiro2017 mercadobola