Goiás
None

AMÉRICA

Enderson Moreira elogia talento de Walter e diz que gostaria de vê-lo no Coelho em 2017

Centroavante já teve parceria de sucesso com o técnico na temporada 2012

postado em 10/03/2017 18:16 / atualizado em 11/03/2017 15:09

Divulgação/Goiás

Dispensado do Goiás por agredir o goleiro Matheus, o atacante Walter é o sonho de consumo do América para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Quem admitiu o interesse foi o próprio técnico do clube, Enderson Moreira, em entrevista ao programa Bastidores, da Rádio Itatiaia. Os dois trabalharam juntos no time goiano que foi campeão da Segunda Divisão nacional, em 2012, além de parceira no Atlético-PR, em 2015.

Ao falar sobre o desejo de contar com Walter – que também é alvo do Atlético-GO –, Enderson lembrou de quando conheceu o atleta ainda durante o período de categoria de base.

“Trabalhei com o Walter durante quase três anos. A primeira vez em que tive contato com o Walter foi numa final do Campeonato Brasileiro Sub-20 lá em Porto Alegre. Eu trabalhava no sub-20 do Cruzeiro e o Walter jogava no Inter. Naquele momento, quando vi o Walter, pensei comigo: ‘esse cara não vai conseguir jogar’. E aí vi o contrário: um jogador que trazia muitos problemas, era muito difícil tirar a bola do pé dele, a gente não conseguia desarmá-lo, ele criava muitas situações. É um atacante cuja principal característica não é nem ser goleador – ele tem um potencial enorme para dar assistências. Ele faz o pivô muito bem, ele deixa os meias e os laterais em condições muito favoráveis para finalizar as jogadas. Tivemos uma experiência muito positiva com ele no Goiás, onde ele teve momentos em que se destacou muito. Eu, particularmente, por conhecer o potencial do Walter e ter trabalhado com ele, penso que ele poderia nos ajudar muito na temporada”.

O Goiás conquistou a Série B de 2012 com 78 pontos, cinco a mais que o vice-campeão Criciúma. Atlético-PR e Vitória completaram o G4. Walter marcou 15 gols no torneio e foi o artilheiro esmeraldino. O elenco orientado por Enderson Moreira ainda contava com Renan Oliveira e Felipe Amorim – ambos no Coelho em 2017 – e o ex-cruzeirense Ricardo Goulart, principal estrela do Guangzhou Evergrande, da China.

Divulgação/Goiás
O principal problema enfrentado por Walter ao longo da carreira é o excesso de peso. Neste início de ano, o centroavante de 1,78m chegou a 106 quilos. Enderson Moreira garante que o jogador não alcançou a esses números quando esteve sob seu comando.

“O Walter nunca jogou comigo com esse peso. E se você reparar, ele não tem se destacado. No ano passado foi diferente: ele teve bons momentos no Goiás e no Atlético-PR. Hoje ele está fora dos padrões que são normais para ele”, afirma o comandante americano, admirador declarado das qualidades do atleta revelado pelo Internacional. “A experiência que tive com o Walter foi muito positiva. Sempre que tive contato com ele, chegamos a um consenso. Ele me respeitou muito e nós conseguimos transformar isso em êxito esportivo dentro de campo. Ele tem uma capacidade técnica fora do comum. Tem inteligência, consegue identificar como os adversários estão jogando, é extremamente inteligente nas questões do futebol”.

Por já conhecer o perfil de Walter, Enderson Moreira confia que um eventual acerto entre o jogador e o América seria benéfico para as duas partes.

“Quando a gente cria uma expectativa dessa com um atleta como o Walter, a gente conta com o apoio de todos os profissionais do clube. Temos um departamento fantástico de preparação física, fisiologistas, departamento médico, nutricionistas... é uma gama de profissionais que está ali para fazer com que o atleta alcance o melhor rendimento físico, técnico e tático. Por exemplo, temos atletas com dificuldades para ganhar peso, por mais que eles tomem suplementos e uma bomba calórica. Cada um tem sua dificuldade. E a gente tem, de alguma forma, que tentar melhorar algumas coisas. O Walter é um jogador de personalidade, que assume a responsabilidade”.

Aos 27 anos, Walter já passou por Belo Horizonte em sua trajetória como profissional. No primeiro semestre de 2012, ele defendeu o Cruzeiro, pelo qual marcou três gols em 11 jogos. Contudo, a falta de adaptação à capital mineira e, claro, os problemas com a balança encurtaram o período do pernambucano de Recife na Toca II. Grande parte de seus direitos econômicos seguem ligados ao Porto, de Portugal, que pagou cerca de 6 milhões de euros ao Internacional em julho de 2010.

Tags: coelho américa walter serieb interiormg goiasgo mercadobola