None

CRUZEIRO

Dedé comemora volta à concentração e promete manter rotina de treinos durante as férias

Sem jogar há mais de um ano, zagueiro estará no duelo entre Cruzeiro e Joinville

postado em 28/11/2015 08:00 / atualizado em 28/11/2015 09:51

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Depois de mais de um ano sem jogar, Dedé estará no banco de reservas do Cruzeiro neste domingo. Embora seja improvável que ele participe da partida contra o Joinville, no Mineirão, o zagueiro demonstrou muito entusiasmo em poder voltar a vestir a camisa celeste.

“É um momento especial, de muita alegria, não só para mim, mas para todos familiares, amigos e companheiros de trabalho. Muitos ficaram na expectativa de eu voltar antes, mas, infelizmente, não consegui. Muitos acharam que eu não teria essa oportunidade este ano. Estou trabalhando firme. É um momento muito emocionante. Ficará guardado na minha carreira”, avaliou.

Dedé não joga desde 5 de novembro de 2014. No empate com o Santos, por 3 a 3, na Vila Belmiro, em confronto pela semifinal da Copa do Brasil, o zagueiro sofreu uma lesão no joelho direito. Em 2015, o tratamento conservador não surtiu o efeito esperado e, assim, ele foi submetido a duas cirurgias no joelho direito.

O “Mito” admitiu que ainda não está 100% fisicamente. Para retomar a condição física ideal, ele mantém uma rotina de atividades que chegou a gerar queixas da esposa.

“Estou numa volta ainda, me readaptando a movimentos, fazendo trabalhos na academia. Meu treinamento vai de 8h da manhã às 10h da noite. Minha esposa fica maluca. Ela fala para ver filme e eu falo que vou fazer gelo. Foi uma rotina muito boa para eu voltar este ano. Estou bem, treinando. Tenho algumas e poucas dificuldades de toda cirurgia. Aos poucos, vou ganhando mais velocidade, mais confiança. Lógico que posso render muito mais”, afirmou.

Confira outros trechos da entrevista de Dedé:

Reencontro com a torcida

Dedé destacou que anseia por sentir novamente o clima de um jogo no Mineirão. Mais do que ouvir a torcida gritar seu nome, ele espera pelo apoio ao time.

“Não precisa nem gritar meu nome. Quero sentir a torcida apoiando o time. O apoio para mim é diariamente. Eu posto foto do meu Opala (no Instagram) e dizem para eu voltar logo. Eles mostram que querem me ver jogando. Estou com saudade de ouvir a torcida gritando”, comentou.

Treinos nas férias


Para voltar em boas condições físicas na próxima temporada, o zagueiro solicitou à comissão técnica um plano de treinamentos durante as férias. Dedé promete seguir em atividades mesmo enquanto estiver longe da Toca da Raposa II.

“Na verdade, 2015, para mim, não acabará em questão de treinamento. Vou treinar por minha conta. Já pedi uma cartilha para departamentos médico, físico e fisiológico, para eu continuar fazendo o trabalho. Nas férias do ano passado, tive um edema, mas eu não paro. Preciso ainda ter muito ganho. Essas férias serão boas para isso. Alguns amigos vão me ajudar. Isso pode me ajudar a chegar na pré-temporada melhor em questão de adaptação a campo, corrida e movimento”, observou.

Perspectiva para 2016

Nos treinamentos nas férias, Dedé espera acabar com as dores no joelho direito. Ele avalia que retomar a condição física ideal o deixará próximo de voltar a ser titular, conquistar títulos pelo Cruzeiro e pensar em novas convocações para a Seleção Brasileira.

“Meu sonho é estar sem dor para jogar, trabalhar e voltar a ser o Dedé que fez grandes partidas pelo Cruzeiro. E buscar esses objetivos. Ficando 100%, fica mais fácil de realizar esses sonhos”.

Especulações


O zagueiro ainda comentou sobre as especulações de que poderia deixar o Cruzeiro na próxima temporada.

“Especularam até que eu ia aposentar. Fico feliz. Fiquei um ano parado e tinha times interessados, se é que realmente teve esse interesse. Até a mim, não chegou nada, ainda mais para fora. Estou feliz. Tenho contrato até 2017. Tomara que, em 2016, eu faça um período bom, que apague 2015 profissionalmente. Mas, 2015 foi um ano de muito aprendizado. Aprendi a valorizar muitas coisas que acontecem no futebol. Ainda bem que estou novo para correr atrás de muita coisa. Estou muito feliz. Tenho um ano inteiro para trabalhar com cabeça tranquila”, disse.

Esclarecimento sobre cirurgia

Dedé aproveitou para esclarecer que o segundo procedimento cirúrgico a que foi submetido não atrapalhou o tratamento. De acordo com o zagueiro, o retorno aos treinos com bola ocorreu dentro do prazo esperado.

“Não teve contratempo, a recuperação está certa, entre oito e dez meses. Teve um momento que o doutor Sérgio (Sérgio Freire Júnior, médico do Cruzeiro) foi corrigir um detalhe da cirurgia e disseram que doutor Runco (José Luiz Runco, médico responsável pela primeira cirurgia) fez algo de errado. Aconteceu que meu corpo rejeitou o parafuso. O doutor Sérgio, como eu estou em BH, tirou o parafuso. Saí andando da clínica. Não teve na de erro do doutor Runco. Pelo contrário. Ele está sempre me dando apoio. Sempre que fui lá fazer consultas (no Rio de Janeiro), ele me deu apoio, tranquilidade. Foi bom. Tem momento que dá crise, eu choro, meus companheiros choram, familiares também, porque é ruim. Mas não teve nada grave que poderia me complicar”, explicou.

Tags: cruzeiro seriea interiormg